sexta-feira, 29 de julho de 2022

60 novas ambulâncias reforçarão o atendimento de urgência e emergência no Ceará

 

A governadora Izolda Cela acompanhou, na manhã desta sexta-feira (29), a entrega de 60 ambulâncias que reforçarão a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em todo o Ceará. A entrega, realizada em Fortaleza, contou com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha; dos gestores da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), Iluska Alencar e André Macêdo; e do superintendente do Samu 192 Ceará, Khalil Feitosa.

As ambulâncias estão distribuídas em 40 Unidades de Suporte Básico (USB) e 20 de Suporte Avançado (USA), para manter e garantir o socorro urgente às vítimas de acidentes ou pacientes em quadro de saúde em necessidade imediata de internação. Os veículos servirão às bases do Samu em 54 municípios cearenses: Acaraú, Acopiara, Amontada, Aracati, Aracoiaba, Assaré, Barbalha, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Marco, Massapê, Morada Nova, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. O reforço se deu por meio contrato de locação de seis meses de vigência.

Ao destacar a importância do incremento para atendimento mais ágil e eficiente, a governadora Izolda Cela informou que o estado também aguarda a entrega de ambulâncias adquiridas em licitação concluída no primeiro semestre. "Esta é a primeira entrega de ambulâncias do Samu, para dar mais conforto a esse serviço nos municípios cearenses. Além disso, temos um processo em andamento para aquisição. Já deveríamos ter recebido 40 [veículos]. Como vimos atraso no cumprimento da meta, partimos para o processo de locação para termos esse reforço de forma imediata. Temos também uma dívida do Governo Federal em relação à entrega de 70 ambulâncias, que são devidas ao Ceará. A gente vai trabalhando para que a população não pague essa fatura".

O secretário Marcos Gadelha explicou que os municípios contemplados foram mapeados com base em critérios, como o número de ocorrências e localização estratégica. Para ele, a ação fortalece a descentralização do Samu Ceará, que atualmente abrange 183 municípios cearenses, contando com 121 Bases em 20 polos. Em Fortaleza, o serviço é da gestão municipal. "Esperamos atender a população o mais rápido possível, principalmente no que diz respeito à urgência e emergência", pontuou.

"Hoje, nossa frota de unidades qualificadas é de 160 ambulâncias. Com o acréscimo [dos 60 veículos], vamos atingir a meta de 75% da frota circulante. Mesmo que a ambulância não esteja naquela cidade, é só ligar para 192 que a ligação vai cair na Central de Regulação, e será coberto", reforçou o superintendente do Samu Ceará, Khalil Feitosa.

O Samu Ceará contabiliza 38.652 atendimentos realizados até 14 de julho deste ano.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará 

A base de Tauá foi contemplada com uma ambulância USA. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário