domingo, 8 de maio de 2022

A partir do dia 1º de junho, entra em vigor o novo modelo da CNH

 

A partir do dia 1º de junho, entra em vigor o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (nova CNH). Conforme a Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021, o documento será implementado em todo o território nacional. Confira as novidades!
O que muda na nova CNH?

Dentre as mudanças anunciadas, a atualização da carteira de motorista seguirá o padrão internacional, com o intuito de facilitar a vida de quem dirige em outros países. O documento também passará por mudanças significativas relacionadas à segurança para evitar fraudes.

A utilização do QR Code, já disponível, será mantida. Será implementada ainda um tinta especial fluorescente e itens que poderão ser visualizados apenas por meio de luz ultravioleta.

A CNH também mudará de cor. Além do verde característico, partes em amarelo também serão predominantes. O local para a assinatura do motorista passará a ser abaixo da foto e o documento contará com um quadro de silhuetas mostrando as categorias de veículos nas quais o motorista está habilitado.

Um quadro contendo observações do condutor, como eventuais restrições médicas e se ele realiza atividade remunerada enquanto dirige, estará visível abaixo da tabela de categorias. Por último, para diferenciar a CNH temporária da sua versão definitiva, o novo design do documento trará as letras P (provisória) e D (definitiva).
 
Quem não tirar a nova CNH pode ser multado?

A resposta é não! Apesar de entrar em vigor a partir do dia 1º de junho, os motoristas não precisarão se apressar para trocar a habilitação pelo modelo novo. O que acontece é que a mudança do documento será gradual.

Os primeiros contemplados serão os recém-habilitados, além daqueles que forem tirar a segunda via da CNH. Neste caso, apenas quando for feita a renovação do documento é que os motoristas precisarão atualizar o documento.

Fonte: editalconcursosbrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário