quinta-feira, 21 de abril de 2022

49 Municípios Cearenses serão beneficiados com profissionais do Programa Médicos Pelo Brasil

 

Menos de um terço dos municípios cearenses foram contemplados na primeira etapa do Programa Médicos Pelo Brasil, lançado pelo Governo Federal para substituir o Mais Médicos. Embora tenha sido criado ainda em 2019, no começo do mandato do presidente Jair Bolsonaro, o projeto só saiu do papel, oficialmente, na última segunda-feira, 19, quando o Ministério da Saúde confirmou a contratação de 529 profissionais. Destes, 59 serão direcionados para um total de 49 cidades cearenses.

Na prática, com o quantitativo de médicos anunciado, o programa deve alcançar apenas 26,63% do território estadual, percentual muito abaixo da cobertura do Mais Médicos, que em 2018, antes da saída dos médicos cubanos do País, chegou a 169 dos 184 municípios cearenses, correspondente a quase 92% da área total do Estado.

O novo programa só aceita profissionais com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. A condição impede a contratação de médicos estrangeiros, exceto aqueles aprovados no exame do Revalida.

Outra mudança é que para ingressar no Médicos Pelo Brasil, os profissionais terão que participar de uma formação obrigatória na área de Medicina da Família, nos dois primeiros anos de contrato. Após a conclusão do período, terão direito a atuar mediante vínculo celetista.

Segundo o Ministério da Saúde, a nova estratégia visa a atender prioritariamente aos vazios assistenciais — locais onde há pouco ou nenhum atendimento médico, principalmente nos municípios com alta vulnerabilidade social. Já no Mais Médicos, a oferta era para municípios de todos os perfis, inclusive, em grandes centros urbanos.

Municípios cearenses contemplados na primeira etapa do Médicos Pelo Brasil:

Pires Ferreira

Carnaubal

Tamboril

Croatá

Jaguaruana

*Pindoretama (2)

Abaiara

Massapê

Icapuí (2)

Maracanaú

Ipueiras (2)

Farias Brito

Jaguaribe

Milagres

São Benedito

Mombaça

Amontada (2)

São Luís do Curu

Assaré

Tarrafas

Jucás

Apuiarés

Crateús (2)

Aracati (2)

Guaraciaba do Norte

Paramoti

Mucambo

Pentecoste

Barroquinha

Chorozinho

Pacoti

Uruburetama

Itaiçaba

Cruz

Beberibe

Palhano

Saboeiro

Jaguaretama (2)

Cedro (2)

Chorozinho

Catarina

Jaguaribara

São Benedito

Quixelô

Baturité (2)

Novo Oriente

Quixeré

Russas

Boa Viagem

*Todos os municípios com o número dois entre parênteses receberão dois médicos. Os demais, um médico cada.

Fonte: O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário