segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Corpo de Bombeiros resgata porco-espinho em Tauá

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE), por meio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM), realizou o resgate de um porco-espinho, na manhã desse domingo (20), no município de Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado.

De acordo com o cabo Mesquita, o animal silvestre estava em uma residência, no bairro Aldeota, do município de Tauá, quando os bombeiros militares foram acionados pelos moradores para realizar o resgate.

Após a ação, o animal foi examinado e foi constatado que estava bem de saúde e sem nenhum ferimento aparente. Diante disto, o porco-espinho foi conduzido pelos bombeiros militares e devolvido ao seu habitat natural, em uma área de mata do município.

A guarnição que atendeu à ocorrência foi composta pelo cabo Mesquita, soldado Arlenilson, soldado Mickson, soldado Wesley Silveira, soldado Lima Silva e soldado Yuri Muniz, na viatura de Auto Salvamento 48 (AS 48).

Sobre o porco-espinho

O “coendou prehensilis” é o nome científico do roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul, conhecido vulgarmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim.
Balanço

Durante o mês de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 826 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gaviões, corujas, raposas, entre outros. O balanço de janeiro de 2022 é superior aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 382 e 605 animais, respectivamente.

Em 2021, o CBMCE resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. Em 2020, foram resgatados 5.217 animais, e em 2019, foram 3.919.
Orientação

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais silvestres ou domésticos, e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

Com informações dos Corpo de Bombeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário