quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

MPCE apresenta cartilhas de projetos de educação e cidadania aos municípios de Tauá e Quiterianópolis

 


Nessa terça-feira (14/12), cartilhas educativas do projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, de iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), foram apresentadas, formalmente, às cidades de Tauá e Quiterianópolis. Realizada em conjunto com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 15, de Tauá, e as respectivas Secretarias Municipais de Educação (SME), a cerimônia reuniu os Secretários e equipes das redes de educação dos Municípios a fim de apresentar e orientar a utilização dos materiais a serem disponibilizados.

Na reunião, foram abordados os detalhes sobre o cadastramento dos aplicadores das cartilhas nas versões impressa e virtual e o treinamento de educação à distância (EAD) do corpo docente, com inscrição das SMEs, Escolas e Professoras(es) na plataforma da CGU e da AVAMEC para realização do curso EAD e acompanhamento da aplicação.

Na ocasião, as cartilhas foram entregues aos gestores de educação em Tauá e, posteriormente, a SME de Quiterianópolis receberá o material diretamente da Protomoria de Justiça local. A próxima distribuição de cartilhas será realizada no dia 16 de dezembro, no Crato, com a participação também das equipes das Secretarias Municipais de Educação de Assaré e Brejo Santo.

Cartilha

A cartilha “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, utilizada no programa, foi produzida pelo MPCE em parceria com o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”. A entrega foi possibilitada pelo apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que patrocinou a impressão do material. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) propiciou a infraestrutura das palestras de sensibilização nos 19 municípios visitados em 2019 – em parceria com o Programa TCEduc, do Instituto Plácido Castelo (IPC). O kit é composto pelo manual do professor, caderno do estudante com atividades, revistas em quadrinhos, cartazes, jogos e outros materiais. As cartilhas elaboradas pela CGU e pelo Instituto Maurício de Souza contam com versão virtual, sem custo para as Prefeituras.

Projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”

Fruto de parceria do MPCE e das Escolas de Gestão do Ceará – como EGP/SEPLAG, EGPM/APRECE, IPC/TCE, ENAP/SRF e ESMP/PGJ – cujos pedagogos escolheram o material didático da CGU , a iniciativa objetiva alcançar a juventude cearense e prevenir a prática da corrupção.

O projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” tem como característica um caráter preventivo e permanente voltado para a formação humana. A meta é ampliar as atividades para todas as escolas públicas e particulares do Estado, com a finalidade de incluir o conteúdo na programação letiva e incorporar as cartilhas ao material didático das escolas, podendo usar o Termo de Referência da Alece para a impressão – podendo, com custo “zero” optar pela versão 100% digital, na plataforma da CGU.

Para mais informações, entrem em contato com o CAODPP ou consultem o sítio https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/programas/upt.

Assessoria de Imprensa
Ministério Público do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário