quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Auxílio Brasil: benefício bloqueado para crédito em conta? Veja o que significa

 

A Caixa iniciou na última sexta-feira, 10, a nova rodada de pagamento do Auxílio Brasil. A segunda parcela do benefício que substituiu o Bolsa Família será paga em dezembro para 14,5 milhões de famílias.

Contudo, ao acessar o aplicativo Caixa Tem para consultar o usuário encontrou a mensagem "Benefício bloqueado para crédito do benefício em sua conta". Saiba neste post o que siginifica e como ter acesso ao valor do Auxílio Brasil.

Em novembro e dezembro de 2021 o Auxílio Brasil será pago seguindo as datas do calendário do Bolsa Família. Para os pagamentos de 2022 o Ministério da Cidadania deve divulgar em breve o cronograma de depósitos.

Neste mês, o valor da parcela do Auxílio Brasil subiu para R$ 400 para todas as famílias, conforme havia sido prometido pelo governo federal. Esse valor deve ser mantido também entre janeiro e dezembro do próximo ano com o pagamento do benefício extraordinário que complementa a parcela para que todos recebam, no mínimo, R$ 400 por mês.
 
Benefício bloqueado em conta, o que significa?

A mensagem "benefício bloqueado para crédito do benefício em conta Auxílio Brasil" tem surgido para muitos beneficiários dias antes do pagamento no Caixa Tem. Ao se deparar com a informação muitos brasileiros podem ficar preocupados com a possibilidade de não receber a parcela, mas se você recebeu esse aviso pode ficar tranquilo que não ficará sem o benefício.

A informação exibida pelo Caixa Tem apenas comunica que o benefício estará bloqueado até a data definida em calendário para o saque do Auxílio Brasil. Dessa forma, o beneficiário deve ficar atento ao calendário de pagamento porque o aplicativo Caixa Tem pode estar mostrando a parcela disponível para o mês de dezembro, mas a retirada do dinheiro só será liberada na data definida pelo calendário.

Por exemplo, para os beneficiários cujo dígito final do NIS é 0 o dinheiro só poderá ser sacado na próxima quarta (23), mesmo que o aplicativo já esteja indicando que a parcela está depositada na conta.

O bloqueio do Auxílio Brasil também pode acontecer por conta de inconsistências nos dados do Cadastro Único. Por isso, o beneficiário deve ficar atento se as informações do Cadúnico estão atualizadas sob o risco de ter o pagamento suspenso. 

Dinheiro não caiu no Caixa Tem, e agora?

Se chegar a data de depósito do Auxílio Brasil e o dinheiro ainda não caiu na conta poupança digital o beneficiário deve se atentar para outras contas em que o valor pode ter sido pago.

Além do saque sem cartão no disponível no Caixa Tem, o Auxílio Brasil também pode ser sacado pelo Cartão do Bolsa Família e em alguns casos até mesmo com o Cartão Cidadão. Verificar todas as contas que o beneficiário possui pois a caixa pode ter depositado o valor em conta já existente.

Em alguns casos, mesmo com o aplicativo Caixa Tem indicando que o benefício está bloqueado as famílias conseguiram efetuar o saque em espécie com o Cartão Cidadão.

Caso o beneficiário não descubra onde o dinheiro foi pago deve então procurar atendimento nas agências da Caixa ou ir até o CRAS ou setor do Cadúnico da sua cidade para saber em qual conta o benefício foi depositado.
 
Como liberar o acesso do caixa tem bloqueado

Outro acontecimento que foi muito comum nos últimos meses foi o bloqueio do Caixa Tem, principalmente nos primeiros pagamentos do Auxílio Emergencial 2021.

O bloqueio do aplicativo pode ocorrer por suspeita de fraude no acesso da conta ou em alguns casos porque o usuário do Caixa Tem trocou de número (chip) ou de aparelho celular e teve dificuldade em acessar novamente a conta digital.

Para resolver esse problema a Caixa orienta que o usuário compareça a uma agência com CPF e documento oficial com foto. Tanto o procedimento para trocar o número de telefone no Caixa quanto para alterar o e-mail usado no aplicativo devem ser realizados nas agência para evitar que a conta seja bloqueada por tentativa de fraude.

Nos casos mais simples o beneficiário consegue fazer o desbloqueio do Caixa Tem nas casas lotéricas que são autorizadas para realizar esse tipo de atendimento. Tanto nas agências como nas lotéricas o beneficiário deve comparecer com documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo) e o celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.

Fonte: https://www.acheconcursos.com.br

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