terça-feira, 2 de novembro de 2021

Bancos realizam mutirão on-line de negociação de dívidas até 30 de novembro

 

Instituições financeiras realizam de 1º a 30 de novembro o mutirão de negociação de dívidas voltado para pessoas físicas com débitos em atraso. A negociação não inclui as modalidades que envolvem empréstimos com garantia de bens. O procedimento é todo realizado de forma on-line.

O mutirão é promovido pelo Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal

Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor deve realizar o cadastro na plataforma. Após finalizar o registro, é necessário escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Para preparar o cidadão para a renegociação, o Banco Central disponibiliza uma página específica de informações ao cliente. Por meio dela é possível descobrir quais são as dívidas em atraso, quando vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.

Nessa mesma página, o interessado em participar do programa vai encontrar, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

O mutirão é realizado pelo Banco Central em parceria com a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal para desenvolver ações coordenadas de educação financeira, tema que faz parte da agenda estratégica da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Compartilhamento