segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Whatsapp, Facebook e Instagram estão fora do ar

Não é só com você —nem é culpa do seu roteador ou da sua conexão. Os aplicativos do WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar globalmente desde por volta de meio-dia (de Brasília), e até agora, há mais de quatro horas, o Facebook, que é dono dos outros dois serviços, não explicou o motivo ou deu previsão de retorno.

Ninguém consegue enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook.

Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", limitou-se a dizer a empresa.

Ainda não há uma explicação oficial, mas a principal suspeita é de que a culpa seja de uma falha no DNS —Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um protocolo que relaciona o endereço "nominal" de um site ou aplicativo (site do UOL, por exemplo) com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

Funciona assim: quando você digita www.uol.com.br, servidores DNS entram em operação e "traduzem" o endereço que você digitou para o IP 200.221.2.45 (relativo ao UOL) e permitem o acesso. Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance.

Dane Knecht, vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, disse em seu perfil no Twitter que a queda global do Facebook tem a ver com DNS e que "as rotas BGP" da empresa "foram retiradas da internet".

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário