segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Câmara Municipal de Tauá divulga nota em homenagem aos Agentes de Saúde e de Endemias

 

04 de outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de combate às Endemias.

O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade. O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. 

As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007. Na mesma data, comemora-se o Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), instituído pela Lei nº 13.059/2014.

Ser agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias (ACE) é antes de tudo ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Ser agente de saúde e endemias é viver dia a dia a vida da comunidade. E ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.

Diante do exposto, a Câmara Municipal de Tauá, através do seu Presidente, parabeniza todos aos profissionais que prezam pela saúde pública de qualidade e, principalmente, pela vida de todo cidadão Tauaense. Parabéns a todos os ACS (agente comunitário de saúde) e ACE (agente de combate a endemias) que trabalham de sol a sol a favor da população da nossa cidade.

Tauá – Ceará, 04 de outubro de 2021.
Francisco Helder Lima Castelo
PRESIDENTE DA CMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário