quinta-feira, 21 de outubro de 2021

60 Municípios recebem instrumentos musicais, Arneiroz é um dos beneficiados

 

Fortalecer a política cultural nos municípios é um dos objetivos do programa “Toda Banda de Música é uma Escola”, do Governo do Ceará, que nesta quinta-feira (21) entregou kits – cada um com 46 itens – com instrumentos musicais e acessórios a 60 municípios. Ao todo, foram cedidos 2.760 equipamentos que ajudarão na formação e difusão da música instrumental nas cidades. O investimento foi de quase R$ 5,5 milhões. O governador Camilo Santana participou da solenidade de entrega, que contou também com a participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, do secretário Cultura, Fabiano Piúba, gestores municipais e músicos.

Além de dar uma “palhinha” na flauta, relembrando as aulas da infância, o governador Camilo Santana falou sobre a importância da política de distribuição desses kits aos municípios. “A ideia é estimular a música em todos os municípios cearenses. O nome (do programa) é bem sugestivo. Além da gente estimular e descobrir talentos, a música ajuda na formação, aprendizado, rendimento escolar. É uma forma de fortalecer e valorizar a nossa cultura e a educação do Ceará, muito preciosos para nós. Esse projeto complementa as atividades nos municípios cearenses e, para mim, isso é muito simbólico”, enfatizou o chefe do Executivo estadual. Um novo edital será aberto para contemplar outros municípios, informou Camilo.

O edital “Toda Banda de Música é uma Escola” é uma iniciativa do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult) e do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as prefeituras. Ele busca também fortalecer o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam), além de fomentar a cena cultural no interior, demanda antiga de regentes, instrumentistas, gestores públicos e professores.

Os municípios selecionados atuarão em duas frentes com os itens recebidos: formação de banda ou modernização da que já existe. Em contrapartida, as prefeituras serão responsáveis pela manutenção da banda de música, contratação de regente, articulação com escolas, local para ensaios e guarda de instrumentos, dentre outros.

Cada Município recebe os seguintes itens:

20 (vinte) Flautas germânicas 03 (quatro) clarinetes 02 (dois) Saxofones Alto 01 (um) Saxofone Tenor 03 (três) Trompetes 02 (dois) Trombones 01 (um) Bombardino 01 (uma) Tuba Sib 01 (um) Bombo 01 (uma) Caixa 01 (um) par de pratos 10 (dez) estantes para partituras.

Entre os Municípios beneficiados está o de Arneiroz, que tem um projeto bem elaborado, com a participação do Maestro Paulo Diniz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário