terça-feira, 24 de agosto de 2021

Vale Gás Social será permanente, famílias receberão benefício três vezes ao ano

 

Em live semanal nas redes sociais, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (24), um projeto de lei que transforma o Vale Gás Social em política pública permanente. O benefício foi criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia da Covid-19 para apoiar famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social. A mensagem segue para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará.

De acordo com o governador, cerca de 500 mil botijões de gás foram entregues às famílias beneficiadas em dois anos de projeto. “Tem pessoas que não estão mais conseguindo comprar o botijão de gás, usando fogão a lenha, criando riscos dentro de casa. Estou ampliando um programa rural, do fogão ecológico, mais uma ação importante para fortalecer essas famílias na área rural do Estado. E estamos transformando o Vale Gás em uma política permanente. Vamos possibilitar atender três vezes por ano as famílias cearenses de baixa renda”, justificou Camilo Santana.

Outro anúncio feito pelo gestor foi a autorização de quase R$ 38 milhões em pagamento de promoções para professores da rede estadual de ensino. O valor será creditado no contracheque de setembro.

Camilo Santana aproveitou para explicar que a decisão de aumentar o preço da gasolina não é responsabilidade dos governadores, mas do Governo Federal e da Petrobras. “Nós não fizemos nenhum aumento, aliás, nós subsidiamos o óleo diesel para o transporte público. Nós reduzimos em mais da metade o ICMS do óleo diesel aqui no Ceará, e não aumentamos ao longo dos últimos anos nenhum percentual”, garantiu.

O governador confirmou que o início da vacinação contra Covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos está previsto para o mês de agosto. Mais de 1 milhão de jovens nesta faixa etária devem ser imunizados no Ceará. O cadastro para a vacinação acontece por meio da plataforma Saúde Digital.

“Estamos estimulando para gente concluir todos os adultos acima de 18 anos, e já iniciaremos esta semana, em alguns municípios, a vacinação entre 12 e 17 anos. Sempre tenho dito que não vou descansar enquanto não vacinarmos todos os nossos irmãos cearenses”.

No Ceará, 7 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 4,88 milhões em primeira dose e 2,02 milhões da segunda. Quase 155 mil pessoas receberam a dose única da Janssen. Com isso, o estado já ultrapassou a marca de 51% da população vacinada com, pelo menos, uma dose. Aproximadamente 22% dos cearenses já estão com o processo de imunização concluído.

Para traçar novas estratégias para área da Saúde, o governador esteve reunido nessa segunda-feira (23) com o novo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Marcos Antônio Gadelha Maia.
Emprego e Renda

Na conversa com a população, o chefe do Executivo estadual comentou que recebeu o presidente do Conselho de Administração da Vicunha Textil S/A, Ricardo Steinbruch, e diretores da companhia, a fim de discutir a implantação de novos empreendimentos e gerar mais empregos no Ceará.

Ao ser questionado sobre a liberação do Ceará Credi para os beneficiários de Iguatu, Camilo Santana informou que o agente de crédito do programa realizará visitas, na tarde desta terça-feira, para tratar do assunto.

O gestor garantiu que está em andamento a operacionalização do Mais Empregos Ceará, programa que vai gerar 20 mil novas vagas formais. Esse programa prevê que o Governo do Ceará vai pagar metade do salário mínimo vigente para cada novo trabalhador empregado.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botões de Compartilhamento