terça-feira, 10 de agosto de 2021

Será lançado em seminário, programa de melhoramento genético de ovinos e caprinos

 

Nesta quinta-feira, 12 de agosto, a partir das 7h30, no Cine Teatro Maria Carmem no Parque da Cidade, a Prefeitura de Tauá por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEDERHI, lança o GENETAUÁ, programa de Melhoramento Genético da Ovinocaprinocultura do município de Tauá. A solenidade contará com a apresentação do programa e a realização de palestras aos produtores.

Atualmente, o Município de Tauá é apontado como o maior criador de ovinos e caprinos do Ceará, respondendo por 35% da oferta desses animais. A criação de ovinos e de caprinos é um das principais atividades econômicas do município, gerando emprego e renda no campo e na cidade, onde são comercializados a carne e derivados do leite.

O GENETAUÁ tem como objetivo demonstrar e difundir técnicas de criação e de gestão com alta produtividade e viabilidade econômica na ovinocaprinocultura de carne, leite e raça nas diversas regiões do Município de Tauá, promovendo o melhoramento genético de caprinos e ovinos, por meio da identificação de reprodutores geneticamente superiores para características de produção de animais viáveis para abastecer o mercado local e regional. Servindo como uma ferramenta para que os criadores em tomadas de decisões de seleção e acasalamento, conhecendo os animais com valor genético superior, assim, selecioná-los para o melhoramento genético dos seus rebanhos.

O Programa visa melhorar a produtividade geral, medida por índices zootécnicos, promovendo a saúde dos rebanhos, suprindo uniformemente a demanda de carne e leite no mercado, através da difusão da tecnologia de criação e gestão para outros produtores, viabilizando o abate industrial e o beneficiamento da carne e do leite, dessa forma promovendo a autogestão da assistência técnica entre produtores e técnicos, com desenvolvimento de software para gerenciamento da atividade e a produção de material técnico e divulgação aos técnicos e produtores.

“A meta do GENETAUÁ é motivar os produtores no processo produtivo, implantar e modernizar unidades de demonstração de caprinos e ovinos. Melhorando os índices de produção e produtividade dos rebanhos, via cruzamento industrial", explica o Secretário da SEDERHI Francisco Augusto.

O programa será gerido pela SEDERHI em parceria com Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns – ASCOCI e o Centro Vocacional Tecnológico – CVT Tauá. Com o apoio Banco do Nordeste, Ematerce e Sebrae-CE.

Confira o cronograma das palestras que serão realizadas no lançamento do GENETAUÁ:

08h00 - Apresentação do projeto de assistência técnico gerencial para com os produtores do município. Francisco Augusto de Souza Junior, Engenheiro Agrônomo, mestre em Zootecnia e Secretário da SEDERHI.

08h30 - Palestra: Planejamento de formação de pastagem para ovinos e caprinos. Rodrigo Gregório Engenheiro agrônomo, doutor em forragicultura, Professor do Instituto Federal - IFCE de Limoeiro do Norte.

09h15 - Palestra: Nutrição e mineralização de ruminantes. Claudelice Rosa mestre em zootecnia. Técnica do Instituto Agropolo.

10h00 - Palestra: Pastejo rotacionado VOISIN para ovinos e caprinos. Dr. Marcelo Parahyba, Médico cardiologista, graduando em zootecnia.

10h45 - Palestra: Caprinocultura leiteira, manejo produtivo e reprodutivo. Dr. Helio Costa, Zootecnista, pós Doutor em Nutrição de pequenos Animais. Técnico da Vet&Agro.

Seguindo as normas sanitárias para a realização do evento, o acesso ao público será limitado, para confirmar sua participação, entre em contato pelo fone da SEDERHI WhatsApp 88 98189.6095.

NIC | Núcleo de Informação e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário