quinta-feira, 3 de junho de 2021

Saiba como fazer o cadastro para receber a vacina contra a Covid-19 no Ceará

 

Lançada em março, a plataforma Saúde Digital segue aberta para cadastrar a população geral entre 18 e 59 anos para receber a vacina contra um Covid-19 no Ceará. Este grupo começa a ser vacinado em Fortaleza a partir do próximo domingo (6), partindo das pessoas com 59 anos. E todos os municípios cearenses podem iniciar a nova fase ainda neste mês.

O cadastramento foi aberto há três meses pensando em agilizar o processo quando a vacinação para a dos grupos prioritários iniciasse. E ele é obrigatório para que os municípios organizem os agendamentos.

Nessa terça-feira (1º) foi incluído na plataforma a opção de alterar o número de telefone anteriormente informado, caso necessário seja a mudança após a confirmação do cadastro.

No site do Cadastro Estadual de Vacinação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é possível acompanhar o agendamento e saber se a imunização do seu grupo já começou.

Como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará?

Para se cadastrar para a vacinação no Ceará é preciso acessar o site Saúde Digital e clicar em "Quero me cadastrar", caso ainda não tenha realizado o cadastro.

Serão solicitados informações básicas como país de origem, CPF, nome completo, dados de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional.

Em "informações profissionais" foram incluídos, no último dia 1º, como as opções "Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade" e "Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos".

A próxima fase do cadastramento pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte dos grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente.

Na pergunta "Pertence a outro grupo prioritário?" foi incluído a doença Talassamia maior na mais recente atualização do sistema.

A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que serviu de base para o agendamento no município de aplicação da vacina.

Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, uma pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail.

A Secretaria da Saúde envia um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.

Como proceder se o e-mail de confirmação do cadastro não chegou?

Primeiro cheque todas as caixas fazem seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação.

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".

Como acessar o meu cadastro de vacinação?

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento.

Alterações no cadastro são permitidas?

Para quem vai se vacinar, é permito mudar apenas o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para os gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.

Fonte: Diário do Nordeste

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