domingo, 27 de junho de 2021

Livro conta a história do Cococi, no Sertão dos Inhamuns

 

Mais uma obra literária conta a história da localidade de Cococi, no Município de Parambu. O livro intitulado COCOCI, no Sertão dos Inhamuns, é de autoria do designer, historiador, escritor, Paulo Cesar Silva. Em breve será feito o lançamento do livro através da Academia Tauaense de Letras, mas uma primeira remessa já foi vendida. Nessa semana deve chegar mais uma remessa e quem desejar adquirir, basta entrar em contato com o autor através do: (88)  99714-6501. 

PREFÁCIO DO AUTOR

[...] a história, ciência humana, e então, os fatos, sim: mas são fatos humanos; tarefa do historiador [...]. (Lucien Febvre).

Meu interesse pela historiografia dos Inhamuns iniciou logo quando cheguei ao quarto semestre da graduação em História, no início de 2019. Também pelo fato dessa região despertar meu interesse, tanto pela historicidade relacionada - na qual perpassa mais de três séculos, bem como demais assuntos sobre este lugar. Confesso que estava receoso em empreender tal investigação. Por não ser natural da terra, esbocei que poderia apor certa inabilidade para tanto; não obstante, ao iniciar meus trabalhos de levantamento bibliográfico, deparei-me entre as várias obras consultadas, com o livro de um americano, o historiador Billy Jaynes Chandler , no qual realizou, na década de 1960, uma pesquisa para defesa do seu doutorado pela Universidade do Texas (EUA), essa que se tornou referência entre os historiadores em pesquisas relacionadas à região dos Inhamuns, trata-se da seguinte obra: Os Feitosas e o Sertão dos Inhamuns, que, inclusive, é a bibliografia de base. Diante disso, redobrei meu ânimo para conduzir este trabalho. As generalizações empregadas ao longo desta obra podem ressaltar hipóteses de fatos históricos que poderão ser ratificados ou refutados em investigações futuras. O que para mim é algo substancialmente positivo, pois trazer à lume o debate historiográfico sobre essa microrregião só enriquece o arcabouço histórico-cultural relacionado à historicidade do grande sertão dos Inhamuns, fazer parte desse corpo, para mim, é uma honra que não posso mensurar. Povoações abandonadas têm diferentes cargas conceituais, remetendo, por um lado, à tarefa de construção, enquanto aponta para destruição. Encontrar essa ligação é investigar na História, os processos sociais que motivaram a construção ao abandono, empreendimento no qual se ocupa o historiador. 

Silva, Paulo Cesar. Cococi no Sertão dos Inhamuns : uma breve história do século XVIII ao XXI / Paulo Cesar Silva ; prefácio de João Álcimo Viana Lima. -- 1. ed. -- Tauá, CE : Ed. do Autor, 2021, pp. 16, 17.

Repórter Edy Fernandes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário