sexta-feira, 23 de abril de 2021

Governo do Ceará lança edital para selecionar agentes sociais para o Programa Mais Infância

 

Nesta sexta-feira (23), o Governo do Ceará lançou edital para selecionar agentes sociais que vão atuar no Programa Mais Infância Ceará. O objetivo é que os profissionais contribuam para potencializar os resultados do Cartão Mais Infância junto aos 184 municípios cearenses, possibilitando a inserção de famílias assistidas em outras políticas públicas sociais relacionadas à saúde, educação, habitação, ao emprego e renda, e à assistência social, dentre outras. As inscrições para o processo seletivo vão acontecer de 26 a 30 de abril, exclusivamente por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site www.sps.ce.gov.br/selecaoAgenteSocial/inscricao.

“O agente social do Programa Mais Infância Ceará tem como objetivo fazer busca ativa e garantir o acesso das famílias ao cartão Mais Infância e as políticas públicas, tanto municipais como estaduais. A transferência de renda é importante, mas queremos ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas famílias, ampliando o acesso e qualificando serviços”, ressaltou a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará.

O Edital está com 184 vagas abertas para agentes sociais, denominados Agentes Mais Infância, destinando uma vaga para cada município cearense. Assim, o profissional vai atuar no município em que estará inserido, desempenhando atividades na execução do programa de transferência de renda no âmbito municipal, articulando, apoiando, monitorando e avaliando ações e projetos intersetoriais, que visam a melhoria da qualidade de vida e a promoção do desenvolvimento, contribuindo para a superação da extrema pobreza.

Para se candidatar ao processo de seleção, os(as) interessados(as) precisam ter nível superior completo, conhecimento na área de desenvolvimento infantil, habilidade para trabalhos em equipe e para condução de reuniões e grupos, além de outros critérios exigidos no edital.

A seleção será constituída por duas etapas, sendo ambas de caráter eliminatório. A primeira etapa será a inscrição e avaliação do currículo. Serão classificados para a segunda etapa os(as) candidatos(as) que obtiverem pontuação mínima de sete pontos. A segunda etapa será a realização de entrevista com os(as) candidatos(as) aprovados na primeira etapa.

O profissional selecionado pode receber bolsa mensal de até R$ 1.800,00 – valor referente a 40 horas semanais -, concedida pela SPS, a partir do início das atividades. A bolsa tem prazo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogada até o limite de 36 meses.

“O Cartão Mais Infância é uma política extremamente importante para a população em situação de vulnerabilidade social. A transferência de renda acontece aliada a um monitoramento das famílias e a tentativa de inserir essas famílias em programas sociais para que elas possam sair dessa situação de extrema pobreza. Com os Agentes Mais Infância, teremos mais um esforço nesse sentido e, certamente, alcançaremos, mais rapidamente, o desenvolvimento social”, comentou a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e vão acontecer no período de 26 a 30 de abril de 2021, exclusivamente por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da SPS www.sps.ce.gov.br/selecaoAgenteSocial/inscricao

No ato da inscrição os(as) candidatos(as) deverão preencher os dados e anexar os documentos exigidos no Edital.

Mais Infância Ceará

Lançado em 2015, o Mais Infância Ceará é uma iniciativa do Governo do Estado com o propósito de promover e desenvolver ações intersetoriais para promoção do desenvolvimento infantil nos 184 municípios cearenses. De natureza multissetorial, o Programa está estruturado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar.

Atualmente, a iniciativa beneficia, através do Cartão Mais Infância, 150 mil famílias cearenses, contemplando mães e pais de crianças de 0 a 6 anos de baixa renda com um auxílio de R$ 100 mensalmente.

Fonte: Governo do Ceará

Um comentário: