domingo, 21 de março de 2021

Lei Aldir Blanc possibilita oficina Artesania Drag com vagas para Tauá

 




Se o público não pode ir aos teatros, o Coletivo Artístico As Travestidas vai até o público. No próximo dia 28 de março, o canal do Youtube do Theatro José de Alencar recebe o espetáculo Cabaré das Travestidas, em única apresentação. E se drag é arte para todas, todos e todes, o elenco irá oferecer ainda uma oficina de Artesania Drag, completamente virtual e gratuita, entre os dias 23, 24 e 25 de março.

O projeto original que contemplava as ações, o TRAVESTOUR, tinha como objetivo realizar uma pequena turnê pelo Ceará, passando por três cidades com apresentações e tutorias, mas devido ao aumento de casos de Covid-19, o trabalho precisou de adaptações. Assim nasceu o Travestour na sua Casa!

O espetáculo

Cabaré das Travestidas reunirá o elenco do coletivo e convidadas para uma noite de performances e enaltecimento da arte drag e dos teatros de revista, espetáculo de sucesso do grupo, transmitido às 18h, sob o comando de Gisele Almodóvar (Silvero Pereira).

Além de Yasmim Shirran, Patrícia Dawsom, Denis Lacerda (Deydianne Piaf), Rodrigo Ferrera (Mulher Barbada) e Ítalo Lopes (Karolaynne), a peça recebe ainda as participações de Verónica Valenttino e Lola Mel, vencedora do último concurso de Novos Talentos da Transvirada, que acontecia no Mambembe.

A oficina

Dividida em seis módulos, a oficina Artesania Drag abordará a criação de personagens, performance drag, trilha sonora, maquiagem e caracterização, além de um resgate histórico do movimento artístico, transmitida pela plataforma Zoom.

Ao todo, serão 40 vagas disponíveis apenas interessados de Fortaleza, Paracuru, Mombaça e Tauá, cidades que seriam contempladas com a turnê TRAVESTOUR. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e preencher o formulário de inscrição disponível na página do Instagram do grupo para passar por uma seleção.

Ainda que distantes, as artistas pretendem provocar nos participantes questões internas, como sonhos e medos, e ajudá-los a externalizá-las por meio da criação de seus personagens, seguindo a didática de espetáculos do grupo.

A proposta da vivência dessa oficina é abrir espaço para evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIA+, fomentando a livre expressão de diferenças, o espaço de diálogo, o respeito e a transformação social.

Este é um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/20 – Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará, através do Fundo Estadual de Cultura.

Serviço

Oficina Artesania Drag

Dias: 23, 24 e 25 de março, das 19h às 22h – via plataforma Zoom

Inscrições: 16 a 21 de março, via formulário online

Link do formulário de inscrição – https://forms.gle/XadYu9P6uppFqXEj8

Cabaré das Travestidas

Dia: 28 de março, às 18h, no Youtube do Theatro José de Alencar

Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário