terça-feira, 2 de março de 2021

Começa o cadastro para solicitação de auxílio financeiro para os profissionais do Setor de Eventos


O auxílio financeiro para os profissionais do setor de eventos do Ceará no valor de R$1.000, anunciado pelo governador Camilo Santana na semana passada, é a primeira medida implantada pelo Governo do Ceará para apoio ao setor prejudicado economicamente pela pandemia da Covid-19.

A partir dessa segunda-feira, 1º de março, os profissionais já podem se cadastrar para receber o auxílio. O cadastro deve ser realizado no site http://auxiliosetoreventos.secult.ce.gov.br/ e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) disponibilizará também um chat para tira-dúvidas. Os trabalhadores do setor de eventos terão até o dia 10 de março para fazer a solicitação do auxílio.

Por meio desta ação, o Governo do Ceará pretende beneficiar 10 mil profissionais, com um auxílio financeiro de R$ 1.000, divididos em duas parcelas de R$ 500, mediante cadastro e critérios da Secretaria da Cultura (Secult), totalizando um recurso de R$10 milhões para quem trabalha no setor de eventos. Outras medidas também anunciadas pelo governador, como isenção de IPVA para isenção do IPVA 2021 para veículos registrados em nome de empresas de eventos e parcelamento das dívidas de ICMS com o Estado do Ceará em até 60 meses, com o objetivo de regularizar a situação fiscal de empresas do setor de evento, ainda estão em andamento.

Entre os beneficiados pelo o auxílio estão inclusos técnicos de som, luz, figurino e cenotécnica, produtores(as), montadores de palcos, cerimonialistas de eventos, decoradores de eventos, recepcionistas de eventos, fotógrafos e cinegrafistas de eventos, bem como músicos, humoristas, artistas de rua e profissionais de circo.

Quem será beneficiado pelo Auxílio para Profissionais do Setor de Eventos?

I – técnicos (iluminação, cenotécnico, som, figurino e produção)

II- músicos

III- humoristas;

IV – artistas de rua;

V- artistas circenses;

VI – cerimonialistas de eventos;

VII – fotógrafos de eventos;

VIII – cinegrafista de eventos;

IX- decoradores de Eventos;

X- recepcionistas de eventos.

Qual o Cronograma de Execução do Auxílio para Profissionais do Setor de Eventos?

Inscrições: 01 a 10 de março;

Validação do benefício: 11 de março a 05 de abril;

Resultado: 07 de abril;

Pagamento Parcela 1: 11 a 30 de abril;

Pagamento Parcela 2: 03 a 15 de maio.

Quais as vedações para a obtenção do benefício?

Profissionais que:

tenham emprego formal ativo;

sejam titulares de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiários do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Programa Bolsa Família;

exerçam, a qualquer título, cargo, emprego ou função pública em quaisquer das esferas de governo;

não sejam residentes no estado do Ceará.

Como se cadastrar no auxílio?

Através do Mapa Cultural Cultural do Ceará, plataforma da Secretaria da Cultura do Estado, para o Cadastramento de Acesso aos Benefícios do Auxílio Financeiro para os Profissionais do Setor de Eventos. Nesse cadastro o solicitante preenche o Formulário, inserindo as informações, declarações e comprovações necessárias para fazer jus ao Auxílio Financeiro.

Acesse: http://auxiliosetoreventos.secult.ce.gov.br/

A Secretaria de Cultura de Tauá, que tem à frente o professor Radir Rocha, informa que disponibiliza de técnicos para ajudar as pessoas beneficiadas no trabalho de inscrição. 

Atendimento Virtual na Secult  Tauá com as técnicas

Cleudia Lima 99618-2568

Cristina Calaça 99964-6275

Ana Mirian 99802-5236 por agendamento 8:00 às 11:00hs na Sede da Secretaria de Cultura no Cine Teatro Maria Carmem no período de 01 a 10 de Março de 2021.


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