quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Governo do Ceará encaminha mensagem de aumento dos agentes comunitários de saúde

 

O piso dos agentes comunitários de saúde vinculados ao Estado do Ceará passará por aumento. A proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Camilo Santana e teve mensagem lida e aprovada para que tramite em regime de urgência, nesta quinta-feira (4), assegurando rapidez ao processo.

Ao encaminhar a mensagem de número 8592 para a Assembleia, o governador Camilo Santana ressaltou que os agentes comunitários de saúde (ACS) desempenham papel fundamental no modelo de atenção básica denominado Estratégia de Saúde da Família (ESF). O aumento para R$ 1.550,00 já considera eventual revisão geral aplicável à remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual para o exercício de 2021.

“São eles que orientam a população em relação a possíveis problemas de saúde que possam ser identificados e ao acesso à rede pública de saúde”, aponta a mensagem governamental.

Para o assessor especial de Assuntos Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins, “nós devemos muito aos agentes comunitários de saúde, é um trabalho preventivo de orientação, e desde o primeiro mandato, o governador Camilo Santana assumiu dois compromissos com a classe: primeiro, foi o de pagar a insalubridade, já cumprido desde o primeiro ano de governo; e segundo, o de garantir o piso nacional de R$ 1.550, amparado por uma Lei Federal, e que já foi encaminhado para a Assembleia e será executado assim que aprovado”, explicou.

O governador finalizou a mensagem listando que “são cerca de 14.600 profissionais que diariamente visitam lares levando informação, vendo, ouvindo e aconselhando a população sobre a alimentação, saúde, educação e outros temas”.

Fonte: Governo do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário