segunda-feira, 18 de maio de 2020

Governo suspende atualização do cadastro de beneficiários do Bolsa Família


O governo federal determinou a suspensão das atualizações cadastrais de beneficiários do Bolsa Família enquanto o auxílio emergencial de R$ 600 estiver sendo pago. Também estão paralisadas a aplicação de "ações de administração de benefícios", como o bloqueio ou suspensão do pagamento.

As mudanças estão em portaria editada pelo Ministério da Cidadania e publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18). A medida já está valendo.

O auxílio emergencial será pago por três meses em razão da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Tem direito ao benefício trabalhadores informais, desempregados, MEIs e contribuintes individuais do INSS, maiores de idade e que cumpram requisitos de renda média.

A portaria desta segunda-feira atualiza uma outra publicada em 20 de março que fixa medidas de gestão emergenciais do Bolsa Família e do Cadastro Único em meio à pandemia do coronavírus.

Ao determinar as suspensões, o Ministério da Cidadania afirma considerar a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento destas famílias, exponham-se ao coronavírus.

O governo ressalta ainda que a operação do Bolsa Família e do Casdastro Único está prejudicada por situações como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pela Covid-19, e pelo fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e demais postos de cadastramento.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário