segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Alunos do IFCE de Tauá publicam em revista norte-americana


Rodrigo Martins e Bruno Montes, estudantes do curso superior de Tecnologia em Telemática do IFCE de Tauá, publicaram, juntamente com o professor Edmilson Moreira (IFCE Canindé), um artigo no volume 85 da categoria B da revista científica norte-americana Progress In Electromagnetics Research (PIER) Journals, especializada em conteúdos sobre eletromagnetismo.

A pesquisa aborda o desenvolvimento de uma espécie de lente de aumento que amplifica o sinal de antenas de Identificação por Radiofrequência (RFID). Essa lente é classificada como um metamaterial, tipo de material artificial com características não encontradas na natureza. O estudante Rodrigo Martins conta que a equipe vem trabalhando na pesquisa há mais de um ano e ressalta a importância do objeto de estudo: "O metamaterial é um tema muito novo na academia. Eu acho que esse é o grande trunfo da nossa pesquisa, não se ouve muito falar disso".

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEMA), do campus de Tauá do IFCE, e o Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM), do campus de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará (UFC). A orientação é do professor Antônio Sérgio Sombra (UFC).

Em quatro anos de atividades do LEMA, essa é a primeira publicação do laboratório em um periódico internacional. Anteriormente, foram publicado dois artigos científicos no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, nas edições de 2017 e 2018.

Fonte: IFCE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário