quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Parambu registrou a menor temperatura do Ceará no mês de agosto


O município de Barro, localizado na macrorregião do Cariri, registrou, no início da manhã desta quarta-feira (28), temperatura mínima absoluta de 15,2°C, conforme registro da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo a rede de monitoramento da Funceme, é um dos menores registros do Ceará neste mês de agosto entre os municípios monitorados pelo órgão estadual e também pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O valor extremo, que trata de um dado pontual em um intervalo de uma hora, aconteceu às 6h de hoje.

Até então, a menor temperatura do mês de agosto havia sido de 14,9°C, em Parambu, município do Sertão Central e Inhamuns, no último dia 10.

INVERNO
De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, é comum, nesse período do ano, que marca a passagem entre o inverno e a primavera no hemisfério sul da terra, se observarem temperaturas do ar um pouco mais baixas no Ceará, mesmo o estado estando tão próximo do equador.

“No interior do Ceará, o resfriamento do ar durante a noite e a madrugada é um pouco maior do que em locais em áreas litorâneas, de maneira que, nas horas da noite e, principalmente, da madrugada as temperaturas podem cair mais do que no litoral. Enquanto as máximas, durante o dia, são mais altas em localidades do interior, nelas a temperatura mínima também é menor do que em localidades próximas do oceano”, explica o pesquisador.

Fritz reforça ainda que, além das condições climáticas desta época, variáveis meteorológicas como umidade relativa maior e ventos mais intensos também contribui para reduzir as temperaturas mínimas em algumas áreas do interior do estado.

MAIS DADOS

Ainda na manhã desta quarta, outros municípios do sul do Ceará tiveram valores expressivos de temperatura mínima. Segundo a Funceme, Penaforte registrou 17°C. Já Campos Sales teve 18,7° C e houve mínima de 20°C em Barbalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário