quarta-feira, 3 de julho de 2019

Parambu registrou em junho uma das menores temperaturas do Estado


Depois da quadra chuvosa, chegou a vez da época de tempo ameno. Explique-se: os meses de junho e de julho são os que tradicionalmente registram temperaturas mais baixas no Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade de Parambu, no Sertão dos Inhamuns, uma das regiões mais secas do estado, atingiu a 15,5º C no mês passado, a menor temperatura registrada na terrinha desde 2014.

A chegada do inverno no Hemisfério Sul é a explicação para que, no Ceará, os meses de junho e julho apresentem menores valores médios de temperaturas mínimas, de acordo com a Funceme/Inmet.

Em 2019, a nova estação teve início no dia 21 de junho. Mesmo com um friozinho, vale ressaltar que a variação, de forma geral, não é tão grande, chegando a cerca de 2º C.

No mês de junho, Parambu e Barro, no sul do estado, foram as cidades mais frias no último mês. As duas cidades monopolizaram as dez menores temperaturas registradas no estado. No topo da lista, os termômetros marcaram 15,5º C e 16º C, respectivamente.

Menores temperaturas dos últimos 5 anos

Nos últimos cinco anos, as menores temperaturas do estado foram registradas em 2019. Barro marcou a menor em janeiro (18,5º C), Piquet Carneiro chegou a 20º C em fevereiro. Em março, foram 19,9º C em Barro novamente.

No mês de abril, foi a vez de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste, chegar a 18,9º C. Em maio e junho, Parambu registrou 17º C e 15,5º C, respectivamente. Na cidade, inclusive, houve registro de chuva de granizo.

Na média histórica do mês de julho, com dados da Funceme entre 1981 a 2010, Guaramiranga (17,4º C), Campos Sales (18,6º C) e Barbalha (19,7º C) registram as menores temperaturas mínimas médias.

A média histórica da temperatura mínima na capital cearense para este mês é de 22,7º C.

Fonte:Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário