sexta-feira, 15 de março de 2019

Samu Ceará é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa


O plenário da Assembleia Legislativa ficou pequeno na noite desta quinta-feira, 14. Profissionais de saúde, gestores e convidados participaram da sessão solene em comemoração aos dez anos do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu 192 Ceará). Estiveram presentes o Secretário Executivo de Vigilância e Regulação da Saúde, Marcos Gadelha, e o diretor do Samu 192 Ceará, Cel. João Vasconcelos.

Na solenidade, foram homenageados profissionais do Samu, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Policia Rodoviária, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e da Secretaria da Saúde do Estado. A sessão foi uma iniciativa do deputado Guilherme Landim.

O Samu 192 Ceará completou uma década de funcionamento em 2018. Nesses 10 anos, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018, foram realizados 362.447 atendimentos. Atualmente, o serviço conta com 1.421 profissionais atuando para atender 136 municípios do estado.

São atendidos todos os municípios das regiões do Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Região Metropolitana de Fortaleza e também o município de São Benedito que fica na Região Norte. O Samu 192 CE tem uma frota de 130 ambulâncias, duas motolâncias e dois helicópteros do aeromédico.

De acordo com o secretário Marcos Gadelha, o trabalho desenvolvido pelo Governo do Ceará com apoio dos deputados tem fortalecido as ações de saúde para o interior do estado, especialmente na Rede de Atenção da Urgência e Emergência. O Samu 192 Ceará integra essa rede. “É importante dizer que o Estado do Ceará dentro dessa assistência do Samu tem inovado”, disse.

“Cada um de vocês que estão aqui sabem muito mais do que eu as conquistas, as dificuldades e sabem o quanto é importante para a população cearense esse serviço. Aqui faço uma missão toda especial ao Cel. Vasconcelos porque conduz essa instituição de uma maneira muito marcante”, declarou Guilherme Landim.
Trombolítico

Há dois anos, a população passou a ter acesso ao atendimento com trombolítico no Samu 192 Ceará. A medicação ajuda na assistência às vítimas de infarto agudo do miocárdio, desobstruindo a artéria causadora do infarto. A rapidez no atendimento com o uso do trombolítico aumenta as chances de salvar vidas e evitar sequelas.

Atualmente, o medicamento está em 21 UTIs móveis do SAMU 192 CE. “O Cel. Vasconcelos ajudou a implantar o trombolítico no Samu, obviamente com ajuda de todos os profissionais, e vocês estão de parabéns. Queria agradecer a todos em nome do diretor do Samu”, ressaltou Marcos Gadelha.

O diretor do Samu 192 Ceará agradeceu o apoio do governador Camilo Santana e o compromisso dos profissionais que atuam no serviço. “Samuzeiros, anjos de azuis, vocês são fenomenais”, falou Cel. Vasconcelos.

Fonte:www.ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário