quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Ecomapss é lançado no Sertão dos Inhamuns


O Ecomapss, aplicativo de mapeamento ambiental desenvolvido por professores e estudantes do IFCE de Crato, chegou a mais um ponto do Ceará. A ferramenta pode ser utilizada, desde o dia 29 de agosto, na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Águas Emendadas dos Inhamuns, situada nos limites dos municípios de Tauá, Independência e Pedra Branca, em uma área de mais de 400 hectares. A trilha do local conta agora com 16 placas de identificação de espécies nativas, como a catingueira, o juazeiro e o mandacaru.

O lançamento teve a presença de membros do Conselho Gestor da Arie, dos coordenadores do projeto e de alunos e professores do curso técnico em Redes de Computadores do IFCE de Tauá e do curso superior de Biologia da Universidade Estadual do Ceará. O grupo percorreu parte da trilha para compreender o funcionamento do aplicativo.

Em cada placa, está impresso um QR Code que pode ser escaneado com a câmera do celular. Dessa forma, o usuário pode saber o nome, a história e curiosidades acerca da espécie, como os possíveis usos medicinais. Para Lupita Feitosa, aluna de Redes de Computadores, a experiência foi inspiradora: "Conhecer esse projeto nos mostrou que é possível ajudar o meio ambiente sem sair da área da tecnologia. Dá um insight para tentarmos elaborar novos projetos que contribuiriam para a nossa região".

Segundo Rose Mary Feitosa, representante da Superintendência Estadual do Meio Ambiente e gestora da área de conservação, um dos objetivos do aplicativo para a região é "servir como ferramenta para interpretação ambiental", além de deixar o visitante com maior autonomia durante a trilha e auxiliar em pesquisas e aulas de campos. O intuito do aplicativo é ser também um instrumento de educação ambiental. O professor Felipe Monteiro, do IFCE de Tauá, destaca que a interação proporcionada pela ferramenta "aumenta a consciência da importância de reconhecer e preservar aquelas espécies".

A professora Brisa Svadeshi, integrante da equipe coordenadora do Ecomapss, avalia como positiva a parceria entre os campi do IFCE de Crato e Tauá para a ampliação do projeto. A expectativa, de acordo com ela, é que o aplicativo coloque nas pessoas o sentimento de pertença ao ambiente: "Esperamos que a população se apodere dessas informações para defender a vida desses seres que estão convivendo conosco".

App em expansão

O Ecomapss está em processo de expansão no Ceará. Quem tem o app instalado no celular já pode utilizá-lo na área do IFCE de Crato, no Parque Estadual Sítio Fundão e na Arie das Águas Emendadas dos Inhamuns. Em setembro, a ferramente deve ser lançada também no Parque do Cocó, em Fortaleza. O aplicativo para Android está disponível para download gratuito na PlayStore. Saiba mais sobre o projeto: http://ecomapss.com.br/.

Por: Larissa Lima (Tauá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário