terça-feira, 6 de junho de 2017

Começa vacinação contra meningite em Parambu


Após a confirmação de seis casos de meningite, com dois óbitos,no Municipio de Parambu,na região dos Inhamuns, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) decidiu começar, hoje, uma campanha de vacinação. Na manhã de ontem, o titular da Sesa, Henrique Javi, visitou a cidade e atendeu ao apelo dos moradores e autoridades, que solicitavam por meio de faixas e cartazes, 'Queremos vacinação'.

Inicialmente, será vacinada a população masculina de 20 a 49 anos de idade, perfil da maioria dos casos da doença observados até agora. O secretário Henrique Javi esteve acompanhado de lideranças políticas e comunitárias da cidade e por uma equipe técnica de epidemiologia da Sesa e da Secretaria de Saúde do Município. Parambu tem cerca de 30 mil habitantes.

A reunião ocorreu no auditório da Escola Francisco Alves Teixeira. A decisão de imunizar a população ocorreu após o encontro. Por meio de nota, a Sesa diz que está monitorando e adotando as medidas necessárias em relação aos casos de meningite registrados no município.

De acordo com a Sesa, foram disponibilizadas, inicialmente, quatro mil doses e serão solicitadas outra remessa de vacina ao Ministério da Saúde para atender outros grupos. A situação configura um aumento inesperado da doença, já que, há pelo menos sete anos, não havia registro de meningite no Município.

Desde o dia 13 de maio, houve registro de cinco casos de meningite na cidade. Um paciente está internado em situação estável no Hospital São José, da rede pública do Governo do Ceará. O hospital é referência em doenças infecciosas e tratou outros quatro pacientes que vieram de Parambu com meningite. Dois casos chegaram a óbito.

Uma equipe da epidemiologia da Sesa esteve no Município em maio passado para uma investigação sobre os casos. À época, o bloqueio foi realizado aos comunicantes, ou seja, foi feito uso de antibiótico para os contatos íntimos dos pacientes com meningite (parentes, amigos, parceiros e colegas de trabalho, além dos profissionais de saúde que trataram os pacientes).

A vacinação da meningite tipo C é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até cinco anos de idade e para o público de 12 e 13 anos. Há recomendação de vacinação quando se configura surto comunitário. A segunda etapa da vacinação acontecerá com o envio de mais sete mil doses da vacina pelo Ministério da Saúde. Ainda na manhã de ontem, houve uma reunião de emergência, em Fortaleza, entre o secretário Henrique Javi e a equipe de epidemiologistas que acompanha o surgimento dos casos de meningite no Município.

Mobilização
O registro da doença e das mortes em Parambu resultaram em mobilização de pelo menos três deputados estaduais, Audic Mota, Aderlânia Noronha e Leonardo Araújo que alertaram o Governo do Estado sobre o problema, o pânico crescente entre os moradores e solicitaram a visita do secretário para acalmar a população, além de reivindicar o início da campanha de vacinação.

A secretária da Saúde do município, Enilzete Noronha, disse que desde o primeiro caso confirmado que a unidade acompanha e monitora, com apoio da Sesa, os casos suspeitos de meningite, dando assistência aos pacientes e aos seus contactantes, além de orientar a população.

"O nosso esforço é permanente. Estamos esclarecendo os moradores e adotando as medidas necessárias", frisou. No fim da tarde de ontem, a secretária esteve reunida para organizar o início da imunização a partir desta terça-feira (6).

Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário