quinta-feira, 16 de março de 2017

Aluno do IFCE de Tauá é aprovado em concurso para docente


De aluno a professor do Instituto Federal do Ceará. Este é o sonho cada vez mais próximo de ser realizado por Lucas Mendes, estudante prestes a concluir o curso de Tecnologia em Telemática do campus de Tauá. Conforme divulgado no site qseleção na última sexta-feira (10), o aluno ficou em 12º lugar na lista dos 13 aprovados do último concurso público para professor efetivo do IFCE na área de Sistemas de Computação. Colega de Lucas no curso, Sávio Oliveira também obteve um bom desempenho, fazendo parte da lista de classificáveis na área de Metodologia e Técnicas da Computação.
"Fiquei superfeliz com o resultado. Representa uma conquista muito grande na minha vida, até porque ninguém se imaginaria aos 20 anos, terminando uma graduação, já conseguir lograr êxito num concurso de um nível tão difícil", afirma Lucas. O caminho até a aprovação teve várias etapas: prova escrita, avaliação de desempenho didático e prova de títulos, reunindo concorrentes de diversos níveis acadêmicos. Foram registrados cerca de 13,5 mil inscritos para 388 vagas, tendo sido a maior seleção pública para docentes em número de vagas e de candidatos já feita pelo IFCE.
Mas Lucas, que sempre teve um elogiado desempenho acadêmico, não se deixou intimidar. "Quando fiz a inscrição, sabia do nível de dificuldade. Estava com os pés no chão, fiz mais com a intenção de ganhar experiência. É muito gratificante porque houve um grande esforço. Não é fácil conciliar trabalho, faculdade e ainda tirar tempo para estudar para um concurso como esse", relata o jovem, que atualmente é agente administrativo da Secretaria de Finanças de Tauá. De acordo com ele, foram fundamentais o apoio e as dicas, na fase de preparação, dos professores e do diretor-geral do campus, José Alves Neto. Ele destaca também a ajuda dos ex-professores Tiago Façanha e Jorge Fredericson em Fortaleza, onde foram realizadas as etapas do concurso.
Convocação
A expectativa de Lucas para a convocação está grande, principalmente pela possibilidade de ser chamado para exercer o cargo no próprio campus de Tauá: "Não vejo a hora de começar essa nova fase da minha vida em uma instituição que eu amo. Eu quero contribuir da melhor forma possível para que o IFCE continue com esse trabalho tão importante, dando oportunidades a várias pessoas. É uma instituição que se preocupa bastante em levar ensino de qualidade aos interiores, se importa com o seu impacto na sociedade e procura intervir na sociedade de forma positiva."
A convocação dos candidatos aprovados deve ocorrer até maio, porém o prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério exclusivo do IFCE.
Por: Larissa Lima (Tauá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário