quarta-feira, 24 de agosto de 2016

IDT recebe homenagem pelos 18 anos de existência


O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) comemorou 18 anos em sessão solene na Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (23/08). A solenidade atendeu requerimento do deputado Evando Leitão (PDT).
 O deputado afirmou que teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do IDT quando esteve à frente da Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS), entre os anos de 2011 a 2013. “O IDT é uma grande escola, de pessoas extremamente capacitadas e comprometidas com a inclusão e capacitação da mão de obra da sociedade cearense”, elogiou o parlamentar.
 Evandro Leitão ainda citou números e ações do IDT, como a coordenação do Seguro Defeso para pescadores artesanais e execução dos programas ProJovem Urbano e ProJovem Campo, ambos sob coordenação do Gabinete do Governador. O parlamentar ainda ressaltou que, no ano de 2015, o IDT do Ceará alcançou o segundo lugar no ranking nacional de colocados no mercado de trabalho (com 64.406) entre os IDTs estaduais, ficando atrás apenas do IDT do Paraná (com 88.160).
 Presidente do IDT, Antônio Gilvan Mendes de Oliveira agradeceu a realização da solenidade e homenageou a equipe do IDT e os que fizeram a história da instituição ao longo de 18 anos.
“Agradeço a todos que fazem o IDT ser homenageado nessa Augusta Casa Legislativa, no momento em que alcançamos nossa maioridade institucional. A homenagem representa o reconhecimento público da dimensão social do trabalho que fazemos, com muito zelo e dignidade, em atendimento aos que procuram nossos serviços, principalmente os trabalhadores desempregados”, ressaltou Antônio Gilvan.
 O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, representando o governador Camilo Santana lembrou o surgimento do IDT, há 18 anos, quando participava de vários debates que precederam a criação do instituto. “Foi pensado como um instituto trabalharia para a população cearense e para o trabalhador, fazendo o encontro do capital e do trabalho. Foi uma iniciativa de bastante sucesso”, contextualizou o secretário.
 Durante a solenidade, foram entregues 18 placas de homenagem da Assembleia Legislativa para entidades e personalidades ligadas ao setor trabalhista. Entre as instituições homenageadas, estavam o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará.
 Também receberam placas o deputado Ivo Gomes (PDT), representado pela secretária adjunta da Educação do Ceará (Seduc), Márcia Campos; os ex-presidentes do IDT, Ari Célio Mendes e Francisco de Assis Diniz; o procurador Regional do Trabalho, Nicodemos Fabrício Maia; o secretário Josbertini Clementino; e o presidente do IDT, Antônio Gilvan Mendes de Oliveira. O deputado Evandro Leitão também recebeu placa de homenagem do IDT.
 O IDT foi criado em 1998 e completou 18 anos em 1º de julho. A instituição foi qualificada como organização social habilitada a executar políticas públicas do trabalho, por meio de contrato de gestão e outros instrumentos utilizados pelo Estado com seus parceiros institucionais.
Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário