MAIS UMA PESQUISA IBOPE PARA O GOVERNO DO ESTADO

O jornal Diário do Nordeste trouxe nesse sábado, 07, resultado da segunda pesquisa contratada pelo veículo ao Ibope, sobre a sucessão estadual. De acordo com a publicação, o novo cenário acrescenta informações sobre a importância dos apoios aos pretensos candidatos ao Governo do Estado, nas eleições de 5 de outubro deste ano.
São citados como candidatos em todas os cenários apresentados aos entrevistados Ailton Lopes (PSOL), Eunício Oliveira (PMDB), Nicole Barbosa (PSB) e Roberto Pessoa (PR). Como são cinco os nomes apontados como pré-candidatos do PROS, em cada uma das opções de candidatos mostradas aos eleitores é apresentado um nome governista: Domingos Filho, Izolda Cela, Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque.
Um total de 25% do eleitorado cearense ainda não tem qualquer interesse nas eleições deste ano. Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado não apresenta nomes de candidatos e pergunta em quem o eleitor votaria se as eleições fossem hoje, Ailton Lopes é apontado por 1%, Domingos Filho por 1%, Eunício Oliveira citado por 11%, Roberto Pessoa por 2% e Zezinho Albuquerque por 1%. Outros 7%, branco/nulo 14% e não sabe/não respondeu 63%.
No cenário onde nenhum candidato quer estar em primeiro, a pergunta sobre rejeição apresentou o seguinte resultado: Ailton Lopes aparece com 12%, Domingos Filho com 13%, Eunício Oliveira com 11%, Izolda Cela com 15%, Leônidas Cristino com 12%, Mauro Filho com 17%, Nicole Barbosa com 13%, Roberto Pessoa com 14%, Zezinho Albuquerque com 18%. Poderia votar em todos 14%.
A pesquisa foi realizada entre os dias primeiro e 4 de junho, com um total de 1008 eleitores, com o objetivo de “levantar a intenção de voto do eleitorado acerca das eleições que ocorrerão em 2014 e monitorar a administração estadual e federal” no Ceará. Foram ouvidos eleitores maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e as diversas faixas de idade e escolaridade, seguindo o modelo de amostragem em que seleciona os municípios e conglomerados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

clever-core-ads

Formulário de contato