sexta-feira, 30 de junho de 2017

Regras simples de etiqueta


Algumas regras de etiqueta até podem parecer exageradas, mas devemos admitir que muitas são essenciais à mesa.
Afinal, quem não quer estar ao lado de pessoas educadas e de modos agradáveis?
Além disso, eventos formais exigem o máximo de elegância e um pouco de conhecimento para não fazer feio em meio a tantos talheres e taças.
Neste post, porém, iremos focar apenas nas boas maneiras.

Separamos 23 dicas que você deve seguir:

1. Mastigue de boca fechada:
Esta é uma dica que deve ser seguida em todas as situações. Na verdade, ela nem precisava ser lembrada, mas ainda há quem mastigue de boca aberta e fale enquanto está mastigando.

2. Não coloque os cotovelos sobre a mesa
A maioria das pessoas não se importam mais com essa regra. No entanto, procure evitar colocar os cotovelos sobre a mesa, para não ocupar o espaço de quem está ao seu lado nem passar uma imagem de desleixo. ‘

3. Coloque o guardanapo de tecido no colo
A primeira coisa a ser feita é desdobrar o guardanapo. Se ele for muito grande, dobre ao meio. Se for pequeno, deixe-o todo aberto. Feito isso, coloque o guardanapo no colo e use, mantendo os lábios secos e limpos.

4. Use adequadamente os talheres
Use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita do início ao fim. Segure os talheres com os dedos e não com a palma da mão fechada – isso dá a impressão de que você está com medo de que a comida fuja do prato. Corte o alimento à medida que for comendo e não previamente. Quando não estiver usando a faca, apoie-a sobre a borda superior do prato, deixando-a levemente inclinada para baixo e a parte do fio/serra dentro do prato. Não segure o garfo o tempo todo. Você pode soltar quando for usar o guardanapo ou até quando estiver mastigando. Se você já começou a comer, não permita que os talheres fiquem sobre a mesa outra vez. Por fim, quando acabar a refeição, posicione os talheres um ao lado do outro, com o garfo à esquerda e a faca (com a serra voltada para dentro) à direita. Os cabos dos talheres devem estar voltados para você ou levemente para a direita.

5. Mantenha a postura:
A pessoa quando fica sentada pro muito tempo, tende a se cansar e, com isso, acaba curvando o corpo. Se você perceber isso, endireite-se discretamente.

6. Dê garfadas pequenas:
Não é só questão de beleza, mas é uma regra estratégica. Se você der pequenas garfadas, poderá engolir o alimento mais rápido e terá tempo para conversar. É muito feito falar com a boa cheia.

7. Sirva-se aos poucos
Nunca encha o prato de maneira que ele transborde. Coloque a comida em quantidade modera e, se continuar com fome, repita.

8. Pense nos outros que estão à mesa, antes de se servir
Olhe bem para o que tem na mesa e calcule mentalmente quantas porções é possível servir para cada pessoa. Se tiver, por exemplo, dez pedaços de carne e oito pessoas para comer, então se sirva apenas com um pedaço. Faça isso sempre para não errar.

9. Mastigue devagar
Mastigue muitas vezes e sem pressa.

10. Jamais gesticule com os talheres na mão
Se estiver falando, deixe os talheres no prato e não faça movimentos bruscos sobre à mesa.

11. Espere o anfitrião se servir
É muito mais cortês, até porque nunca se sabe se ele deseja fazer algum discurso ou oração antes das pessoas se servirem. No entanto, se ele pedir para você se sirva primeiro, tenha a honra.

12. Leve o alimento à boca e não o contrário
Há quem incline o corpo todo para alcançar o talher, isso não deve acontecer.

13. Não corte a massa
Se é você quem vai fazer o macarrão, cozinhe-o por inteiro. E, na hora de comer, jamais corte a massa. Algumas pessoas colocam uma colher para ajudar a juntar o alimento ao garfo, outras acham deselegante. Por via das dúvidas, coma apenas com o garfo, enrolando o macarrão. É bem simples!

14. Dobre a alface e outras folhas
É fácil fazer umas trouxinhas com as folhas e levá-las à boca delicadamente.

15. Não pegue carnes com ossos (costela, frango, cordeiro) com as mãos
Apesar de ser mais prático e saboroso, em público é melhor evitar.

16. Tire o caroço de azeitona da boca discretamente com a ponta do garfo:
Feito isso, leve o caroço para a beira do prato e jamais o coloque sobre a mesa. Na verdade, nenhum resto de comida deve ficar na mesa.

17. Evite barulho
Algumas pessoas fazem barulho ao tomar sopa, água ou qualquer outro líquido. Outras, acabam raspando o talher no prato, o que resulta num ruído horrível. Outros barulhos como assoar o nariz e arrotar também deve ser definitivamente proibidos na mesa.

18. Retire-se da mesa somente depois que todos tiverem concluído
O que acontece é que tem gente que termina de comer e já quer sair da mesa - isso não é muito educado. Alguns anfitriões preferem conversar por mais tempo.

19. Ao se levantar, coloque o guardanapo ao lado do prato
Mas não é preciso dobrá-lo.

20. Evite o uso de palitos de dentes
Mas, se for necessário, cubra com uma das mãos.

21. Se tiver pão para acompanhar a sopa, parta-o e coma com a mão

22. Não erga o prato para tomar até a última gota de sopa
Definitivamente isso causa má impressão.

23. Se estiver num restaurante, não grite para chamar o garçom
Procure fazer um contato visual com o garçom e, em seguida, gesticular sem muito alarde.
Se você seguir todas essas dicas, com certeza não terá problema aonde quer que você vá.
Sempre que tiver dúvidas, confira este post.