quinta-feira, 3 de novembro de 2016

ALIMENTOS VENCIDOS que podem ser consumidos SEM RISCO


Datas de validade

Estas indicações para a possibilidade de consumo de alimentos, com data de validade ultrapassada, são baseadas em alimentos de fabricação responsável e de qualidade . São apenas esclarecimentos baseados em pesquisas feitas e, de qualquer maneira, é sempre melhor e mais saudável o consumo de alimentos frescos.Para os alimentos de marcas desconhecidas ou duvidosas, aconselhamos: não utilizá-los e não nos responsabilizamos por seu consumo posterior à data de validade.

Os ovos

Os ovos frescos inteiros se conservam na geladeira até 21 dias. Depois desta data os ovos podem ser consumidos cozidos, enquanto que para seu uso cru (por exemplo, maioneses, mousses, tiramisu...) é preferível utilizá-los bem frescos.Para saber se um ovo se encontra em bom estado para o consumo, existe uma prova infalível que consiste em colocar o ovo em um recipiente cheio de água: se ele fica no fundo está fresco, mas se ele flutua não está bom para ser consumido. Os ovos cozidos se conservam na geladeira por uma semana.

O leite de longa duração ou pasteurizado

Este tipo de leite pode se conservar em bom estado até um mês depois de sua data de validade. Falamos sempre do leite em recipiente lacrado. Uma vez aberta a embalagem, o leite se conserva na geladeira de 2 a 4 dias, dependendo do tipo de leite (pasteurizado, esterilizado, UHT...).

Salsichas de Frankfurt

As salsichas de Frankfurt, ou outras de marca responsável, sempre que forem corretamente elaboradas, se conservam até 10 dias depois de seu vencimento. Devem, contudo serem fervidas por, no mínimo, dez minutos e se não apresentarem nenhum odor forte ou outro sinal de deterioração, para evitar qualquer tipo de intoxicação.

Sopas e cremes ou purês em caixas

Os cremes, sopas, purês em brick se conservam por uns dois meses depois de sua data de validade. Não haverá nenhum problema em consumi-los, desde que sejam fervidos por, no mínimo, dez minutos. Falamos sempre de embalagens completamente lacradas.

As massas fresca,s embaladas a vácuo ou em atmosfera modificada

As massa frescas, como raviolis e outros produtos embalados em atmosfera modificada (MAP) ou a vácuo, se conservam perfeitamente e podem ser consumidas até 15 dias depois de sua data de validade.

Os produtos congelados

Os alimentos congelados podem ser consumidos uns meses depois da data de validade indicada na embalagem. Se for você mesmo quem congelou o que acabou de cozinhar, indique com um rotulador uma data que não ultrapasse os dois meses de seu congelamento.

O iogurte

Os iogurtes naturais ou com sabores podem ser consumidos até uma semana depois da data de validade, sempre que corretamente conservados na geladeira. Obviamente, depois de abertos verifique se o produto não apresenta nenhuma mancha de mofo ou outro tipo que indique mal estado.O iogurte vencido em boas condições de conservação só terá menos fermentos, porém estará apto a ser consumido sem nenhum problema.

As especiarias

As especiarias, principalmente o curry e páprica podem ser consumidos até 6 meses depois de sua data de validade se tiverem sido comprados esterilizados e pasteurizados para acabar com os ácaros. Estes bichinhos microscópicos vivem nos alimentos secos e não são visíveis a olho nu, o único sinal de sua presença é a aparição de manchinhas nos alimentos. Neste caso, descarte o alimento imediatamente.

Enlatados

Grãos de bico, atum, ervilhas, milho ou outro tipo de produto que compramos enlatado, pode ser consumido até 1 ano depois de sua data de validade, conservados em lugar fresco.As latas devem estar em perfeitas condições, não devem apresentar nem manchas de ferrugem, nem estufadas, nem amassadas, o que significa que entrou ar e provavelmente bactérias que oxidaram e estragara o alimento.

A farinha

A farinha, em geral, pode ser consumida até seis meses depois de sua data de validade. Para uma ótima conservação, guarde-a em recipientes hermeticamente fechados

O café

O café pode ser consumido até um ano depois de sua data de validade sempre e quando a embalagem estiver hermeticamente lacrada. Depois de aberta é melhor não ultrapassar a data de validade.

Os biscoitos

Os biscoitos também podem ser consumidos sem problemas depois da data de validade, sempre e quando forem conservados em sua sua embalagem hermeticamente lacrada.Para que um pacote de biscoitos se conserve o maior tempo possível sem ficarem moles, coloque, no recipiente que for guardá-los, uma folha de papel absorvente, para que ele absorva toda a umidade.Mas, se ainda assim, eles ficarem amolecidos, utilize-os para fazer um crumble.

Tabletes de chocolate

Se você come chocolate frequentemente, não vai ter nenhum problema de conservação, mas, se ao contrário, você compra para consumir de vez em quando ou para tê-lo à mão para uma possível receita, considere que ele pode se conservar por até 2 anos. É claro que não será como um tablete novo, o sabor será menos intenso, mas você poderá utilizá-lo em sobremesas e outras receitas.

O arroz e o macarrão

O arroz e o macarrão se conservam até um ano depois da data de vencimento. O importante é conservá-los em sua embalagem original ou guardá-los em recipientes de vidro hermeticamente fechados.

O queijo

O tempo de conservação do queijo pode ser mais ou menos longo, dependendo das características do produto.O queijo de massa dura, se conserva uns 10 meses. Os de massa branda, 10 dias.Antes de consumir o queijo assegure-se que não tenha um aspecto amarelado, mofo, etc.Com relação aos queijos frescos como a mussarela ou ricota, se acabaram de alcançar sua data de validade, você pode consumi-los em receitas cozidas como, por exemplo, numa pizza, lasanha, etc.

Fonte:http:www.msn.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário