segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Cineclube de Tauá debate violência contra a mulher


A violência contra a mulher é o tema do próximo Cine IFCE, a ser realizado nesta terça (30), às 17h30, no auditório do campus de Tauá. A escolha do tema é uma alusão à celebração, em 2016, de dez anos da Lei Maria da Penha. A lei leva o nome da farmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido e é aplicada em casos de violência física ou psicológica contra as mulheres.

O filme exibido será o documentário “Silêncio das inocentes”, de 2010,dirigido por Ique Gazzola. O mote da produção é a criação e a aplicação da Lei Maria da Penha no Brasil. Por meio de depoimentos de diversas mulheres e especialistas, é apresentado um panorama do cotidiano das vítimas de violência doméstica no país.

O filme tem o objetivo de estimular a reflexão sobre esse problema social e dar visibilidade à luta das mulheres. “É de extrema importância dialogarmos sobre essa temática, objetivando a socialização de informações acerca da Lei Maria da Penha e colaborando para o estímulo ao protagonismo,o exercício de cidadania e, principalmente, a superação da violência.”, afirma Heveline Vasconcelos, assistente social do campus e proponente do tema.

A sessão é aberta aos servidores e alunos do IFCE, assim como à comunidade externa. A exibição será excepcionalmente no fim do mês devido ao feriado do Dia da Independência do Brasil.

Debate

Para enriquecer o debate, estará presente na sessão a professora e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Dolores de Brito Mota. Em suas pesquisas, a professora atua principalmente em assuntos como violência de gênero contra mulher, criança e adolescente,organização política das mulheres e feminismo, e corpo e cultura. Suas publicações incluem os livros “Mulheres, Violências e Feminicídio” (2014),“Feminino e Feminicídio” (2010) e “Linhas da Moda” (2010).

Cine IFCE

O Cine IFCE é um projeto do campus de Tauá iniciado em maio de 2016 e idealizado pela equipe de Assistência Estudantil e pelo setor de Comunicação Social. O objetivo da ação é promover, por meio da exibição mensal de filmes, reflexões acerca de questões trabalhadas em cada longa ou curta-metragem exibido nas sessões, que são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês (exceto em feriados).

SERVIÇO

Cine IFCE

Data: 30 de agosto de 2016, terça-feira, às 17h30.

Local: Auditório do campus (Rua Antônio Teixeira Benevides, 01 – Colibris).

Gratuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário