Ser uma
pessoa amigável no ambiente de trabalho pode ser difícil por causa do estresse
constante e do excesso de tarefas para cumprir. Ao tentar balancear os
problemas da vida pessoal e profissional, é comum se distanciar das pessoas ou
deixar de comparecer aos eventos relacionados à empresa.
É normal nos
importarmos com as pessoas com quem trabalhamos, não apenas como colegas, mas
como indivíduos que respeitamos. Além disso, é ruim perder uma reputação de bom
colega de trabalho por períodos temporários de estresse.
Então, como proceder de forma correta para que não criar
uma antipatia com os outros funcionários, mesmo quando tudo parece estar
desmoronando?
1. Esteja presente nos intervalos
O hábito de trabalhar no horário de almoço ou pior, levar
trabalho para o almoço, é péssimo. Checar e-mail pode ser uma atitude
automática, mas se há pessoas interagindo no mesmo ambiente, isso se torna algo
ruim. O melhor é deixar de lado a tecnologia e esquecer o trabalho por alguns
momentos, e dessa forma, conversar com seus colegas de trabalho. Mesmo que não
seja no intervalo de almoço, sempre que encontrar com alguém no ambiente de
trabalho, procure interagir, mesmo que brevemente.
2. Dê um sinal de vida, mesmo que rápido
Mandar uma mensagem online, é uma forma simples e rápida
para interagir com os colegas de trabalho. Essa atitude não toma nada do seu
tempo e mostra que você está lá. Aproveite a tecnologia a seu favor.
3. Leve seus compromissos casuais mais a sério
Quando marcar algo, mesmo que seja numa data distante,
procure honrar seu compromisso. Mesmo quando estiver muito ocupado, é bom
combinar encontros com colegas que você não fala faz tempo. Pode ser um café,
tomar um drink depois do trabalho ou um almoço. Mas o ideal é sempre
oficializar o encontro e anotar em uma agenda, para não esquecer do compromisso.
4. Pratique atos de bondade
Mesmo nos piores dias, se alguém sorrir para você, isso pode
ajudar a melhorar o seu dia. Alguns atos simples podem ser muito importantes:
comprar um café para um amigo, deixar um recado no computador de alguém ou até
mesmo cumprimentar um funcionário, pode mudar seu dia e o das pessoas a sua
volta.
5. Faça apenas promessas que você pode cumprir
Quando estamos muito ocupados, é normal fazermos promessas
vagas, como “vamos marcar de sair na próxima semana”. Isso provavelmente não
irá acontecer, pois como não uma data foi marcada, é fácil cancelar o encontro.
Em vez de fazer isso, uma boa tática é prometer apenas aquilo que dá para
fazer. É melhor ser a pessoa que pode poucas vezes, do que aquela que fica
constantemente postergando encontros.
6. Escolha bem com quem você irá passar seu tempo
Não há como ser amigo de todos os funcionários, mas é bom
escolher pessoas que você queira conviver e estabelecer laços. Outro ponto é
que nem todos vão gostar dessa proximidade.
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