segunda-feira, 14 de março de 2016

MANIFESTO DA LOJA MAÇÔNICA SÃO JOÃO DO PRÍNCIPE CONTRA A CORRUPÇÃO


Cotidianamente escutamos de diversas pessoas a afirmação de que não gostam de política, não suportam dialogar sobre este assunto. Essas pessoas não estão analisando que praticamente tudo que acontece em nossas vidas, depende ou é afetada por uma decisão política.
Esse distanciamento do interesse das pessoas nas questões políticas, tem causado uma apatia danosa ao nosso país, visto que as transformações necessárias para desenvolvê-lo, ocorrem lentamente.
Neste contexto, temos repetidamente, dia após dia, mês após mês, ano após ano, convivido com acontecimentos que interferem no bom andamento do país, por conta do quadro de corrupção que há muito tempo permeia a conjuntura política do Brasil.
A Maçonaria é constantemente instigadora de mudanças na sociedade, onde no decorrer da história, tem sido uma instituição ativa e participante em diversos momentos da história mundial e principalmente da história brasileira.
A Loja Maçônica São João do Príncipe se posiciona contra a corrupção existente no país, por entender que ela causa danos à sociedade, tanto quanto o autoritarismo dos governos tiranos que nossos antepassados de instituição combatiam.
Notadamente, nosso protesto é apartidário. Nosso propósito é simples, apoiar e legitimar a apuração dos crimes praticados pelos agentes públicos e privados, de toda e qualquer agremiação partidária, e manter viva a esperança de banir a corrupção de nossa tão amada nação.
A Maçonaria tem consciência que por realizar suas atividades com discrição, possibilita que interpretações equivocadas sejam feitas acerca de suas intenções.
Porém, esclarecemos que temos em nosso quadro de membros as mais diversificadas correntes políticas: liberais socialistas, e simpatizantes de inúmeras posições partidárias.
Contudo, mantemos nossa harmonia por respeitar a liberdade de pensamento e expressão, compreendendo que ela é o exercício do direito em processar ideias e pensamentos livremente, para o qual não cabe censura.
A Maçonaria Brasileira representa a pluralidade do povo brasileiro, reunindo irmãos de diversificadas etnias: pardos, brancos, negros, caucasianos, indígenas, e de diferentes orientações religiosas: católicos, espíritas, evangélicos, budistas. 
Conclamamos os tauaenses, a entender a nossa inquietação, e pedimos que cada pessoa se mobilize a participar mais da vida política de seu país, analisando e valorizando cada vez mais o seu direito de voto.
Agradecemos as instituições que se unem à Maçonaria neste desafio de sensibilização da sociedade tauaense a exercer sua cidadania.

(Texto do Professor Alexciano Martins lido no protesto apartidário da Loja Maçônica São João do Príncipe, em 13/03/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário