domingo, 6 de março de 2016

JUAZEIROS SOFREM ATAQUES DE LAGARTAS EM MARRUÁS


A maior reserva de juazeiros de Tauá, localizada na Fazenda Monte Alegre em Marruás, sofre um ataque de lagartas jamais visto e o que se observa é uma verdadeira destruição das suas folhas, que estão secas e doentes.
Após cinco anos de invernos irregulares, já tendo liquidada a pecuária e a agricultura, agora esta enorme infestação de lagartas nos pés de juá, aponta para a destruição da Apicultura, que ainda encontrava nos juazeiros, a sua principal florada.
Este fato nos impressiona, porque mesmo depois do inverno e até durante longos períodos de estiagens os juazeiros continuavam com suas folhas verdes, ofertando ótima florada para manutenção da Apicultura da Fazenda Monte Alegre.
Em conversa com o Engenheiro Agrônomo, Paulo Airton, um profundo estudioso do campo e principalmente da Apicultura, sendo hoje o prifissional mais requisitado para assessorar no setor Apícola, lamenta a situação e diz nunca ter visto uma infestação de lagartas nos pés de juá tão avassaladora.
Paulo Airton demonstrou grande preocupação, tendo em vista a importância destas plantas para a Apicultura, pois nas épocas de maiores estiagens suas flores representam a melhor fonte para a produção de mel.
Fazemos uma alerta aos órgãos governamentais por conta deste terrível fenômeno que pode dizimar a folhagem dos juazeiros

Foto e redação do Engenheiro e apicultor Manoel Enéas Alves Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário