sábado, 20 de fevereiro de 2016

COCOCI ABRIGARÁ PORTA SANTA DO ANO DA MISERICÓRDIA


A histórica Cococi, situada na zona rural do município de Parambu, comunidade pertencente ao território pastoral da Paróquia de São Pedro, será o ponto de peregrinação e oração das paróquias de Parambu, Tauá e Quiterianópolis, durante o ano da misericórdia. Na secular Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Dom Ailton Menegussi abrirá a Porta Santa da área sul da Diocese de Crateús. A celebração marcada para às 9h da manhã desse domingo, 21 de fevereiro, contará com a participação de Padres, Freiras e Religiosos, bem como, de agentes de pastorais e paroquianos.

O local foi escolhido pela sua riqueza histórica e também espiritual, pois, é lá, onde se encontra uma das Igrejas mais antigas da região, que há séculos vem mantendo a tradicional festa da padroeira, para onde milhares de pessoas se dirigem, em peregrinação para rezar, agradecer, “pagar promessas” e revigorar a fé.

A Igreja preserva traços que remontam a cultura barroca e às construções arquitetônicas da antiguidade. Distante dos grandes centros é lá onde o Cristão Peregrino encontrará um local extremamente favorável para o silencio e a oração. Hoje, apenas duas famílias acolhedoras habitam o lugar.

Cococi também abriga um patrimônio histórico, as ruínas da antiga cidade que tinha o mesmo nome; local que serviu de inspiração para a criação de mitos, histórias e lendas que povoam o imaginário das pessoas e são contadas na tradição oral pelo sertanejo desse chão sofrido. Seus velhos casarões já serviram de cenário para grandes produções de cinema e de matérias televisivas. 

Do Municipio de Tauá seguem dezenas de pessoas para participarem do evento religioso.Os padres Denilson Furtado e Cesar,estarão à frente dos peregrinos que seguirão de Tauá no inicio da manhã desse domingo.O ponto de partida será na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

Blog:Abraão Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário