segunda-feira, 13 de julho de 2015

QUADRILHA VAI REPRESENTAR TAUÁ EM CAMPEONATO CEARENSE


O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, acontece nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, sempre a partir das 19h30, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Marcando o encerramento das atividades do Edital Ceará Junino 2015, da Secult, e refletindo as diretrizes da política cultural do Estado, o campeonato reunirá 20 quadrilhas juninas da categoria adulta, de 18 municípios, vencedoras dos 20 concursos regionais realizados em todas as regiões do Ceará, com apoio da Secult. Todas as atividades têm entrada franca.

O Campeonato Estadual é uma das ações do Edital Ceará Junino 2015, através do qual o Governo do Estado, por meio da Secult, apoiou 100 quadrilhas juninas e 20 festivais. Agora, é o momento de o público apreciar, em Fortaleza, as apresentações das melhores quadrilhas e participar dessa grande festa, que também conta com quadrilhas juninas infantis e da melhor idade, conforme deliberação coletiva definida em reunião na Secult, antes do lançamento do Edital Ceará Junino, destacando maior apoio a quadrilhas infantis, como forma de apoiar a preservação da tradição e a participação de novas gerações na festa popular mais característica da região Nordeste.

Programação


Os quatro dias de festa terão programação cultural fiel às tradições juninas, feiras de comidas típicas e de artesanatos, além de apresentações de manifestações artísticas tradicionalmente populares. Na quinta-feira, 16 de julho, após a apresentação da Quadrilha Esperancinha, a solenidade de abertura do Campeonato começa às 20h, com direito ao lançamento de um selo especial pelos Correios, com o tema “quadrilhas juninas”. Em seguida apresentam-se as quadrilhas Luar do Sertão (de Sobral), Arraiá da Liberdade (Redenção), Fogueira da Paixão (Cascavel) e Brilha São João, de São João do Jaguaribe.

Na sexta-feira, 17 de julho, a festa tem início às 19h30, com a Quadrilha Junina Encanto, de Fortaleza. Às 20h tem a Quadrilha Melhor Idade – Núcleo Polar e, na sequência, as quadrilhas Asa Branca (Campos Sales), Flor de Mandacaru (Tauá), Beija-flor (Paramoti), Paixão Nordestina (Fortaleza) e Ceará Junino (Fortaleza).


No sábado, 18 de julho, às 19h30, é a vez da quadrilha Balão Junino, de Caucaia, seguida por Quadrilha Melhor Idade do núcleo Quintino Cunha. A noite continua com as quadrilhas São João (Ipu), Beira Lixo (Camocim), Terra Junina (Independência), Arraiá da Roça (Tejuçuoca) e Cumpade Justino, de Maracanaú.


Fechando a festa, no domingo, 19 de julho, às 19h30 tem a quadrilha Brilho da Fogueira, de Fortaleza. Às 20h a apresentação de quadrilha da Melhor Idade fica por conta do Núcleo César Cals. Depois recebem o aplauso do público a Quadrilha do Gil (de Juazeiro do Norte), Fulô do Sertão (Senador Pompeu), Arriba Saia (Várzea Alegre), Cheiro de Terra (Horizonte) e Zé Testinha, de Fortaleza.


Assessoria de Imprensa da Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário