segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Começam as inscrições para a I Olimpíada de Matemática do IFCE



O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebe inscrições, de 2 a 13 de setembro, para a I Olimpíada de Matemática da Região dos Inhamuns. A competição é voltada para alunos do Ensino Médio de escolas das redes estadual e federal da região e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e contribuir para a redução do déficit de aprendizagem nessa área.

A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de cada escola a partir do preenchimento de ficha eletrônica com os dados dos alunos participantes. Mais informações estão disponíveis no edital da competição.

Etapas da competição

A olimpíada ocorrerá em duas fases. Na primeira fase, a ser realizada no dia 14 de setembro nas próprias escolas, os alunos devem responder a uma prova objetiva de vinte questões por meio de um sistema on-line. Serão classificados para a segunda fase os dez alunos de cada escola que obtiverem as maiores notas. Nessa última etapa, que ocorre no dia 26 de outubro no campus de Tauá do IFCE, a prova terá cinco questões dissertativas.

Premiação

O resultado final da olimpíada será divulgado no dia 11 de novembro. Serão premiados os estudantes que alcançarem as três maiores notas na segunda fase da competição. O primeiro colocado ganhará uma bicicleta; o segundo, uma caixa de som portátil; e o terceiro, um carregador portátil para celular. Os trinta melhores colocados serão contemplados com medalhas, e todos os participantes da segunda fase receberão certificado de participação. As escolas dos alunos premiados com medalhas de ouro serão homenageadas com troféu. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 20 de novembro, durante o evento de comemoração dos dez anos do campus.

I Olimpíada de Matemática da Região dos Inhamuns

A Olimpíada de Matemática da Região dos Inhamuns é uma realização do campus Tauá do IFCE, com a organização dos professores de matemática da instituição e a colaboração das escolas estaduais da região. Os recursos são oriundos da Chamada Pública para Competições Regionais, organizada pela Comissão Nacional de Olimpíadas da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com a Associação Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e têm contrapartida do campus de Tauá do IFCE.

Fonte:IFCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário