quarta-feira, 5 de junho de 2019

Divulgado o balanço da quadra chuvosa 2019 no Ceará


O balanço da quadra chuvosa de 2019, bem como a situação do aporte hídrico do Ceará foram divulgados nesta quarta-feira (5), em coletiva de imprensa realizada no auditório da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh). O resultado de chuvas dentro da média, apontado anteriormente pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), que indicava 30% de chuvas acima da média, 40% em torno da média e 30% abaixo da média, foi confirmado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). A situação dos açudes, no entanto, permanece em alerta, tendo em vista que apesar das chuvas, há ainda seis açudes secos, 18 em volume morto e outros 72 com menos de 30% de suas capacidades de armazenamento.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, um resultado de chuvas dentro da média não significa aporte satisfatório: “Temos água suficiente em alguns municípios e na maior parte dos outros não. Contornaremos o abastecimento humano com os pequenos açudes, considerando que os grandes reservatórios, Orós, Castanhão e Banabuiú, permanecem com baixo volume. A situação atual de aporte no Ceará está em 1,1 bilhão, inferior à de 2015, quando encontrava-se em 1,7 bilhão.

Confira abaixo todo o registro da quadra chuvosa 2019.Apesar de ter atingido a média geral do Estado,no Sertão Central/Inhamuns se observa um desvio negativo.Enquanto o normal são 497 mm,choveu 466 mm, ou seja -6,3.


Com informações do site www.ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário