domingo, 26 de maio de 2019

Cerca de mil pessoas fazem BO coletivo após confusão no concurso de Juazeiro


Candidatos no concurso público de Juazeiro do Norte registraram boletim de ocorrência coletivo na manha deste domingo (26), na Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato, após tumulto na aplicação das provas no prédio da Universidade Regional do Cariri (URCA).

De acordo com relatos de quem compareceu na delegacia, uma série de irregularidades foi constatada, principalmente nos setores de aplicação do teste para vaga em enfermagem. Mais de três mil pessoas se inscreveram ao cargo.

De Sobral, Francisco Junior é um dos que se dizem prejudicados. Ele relatou que, apesar de o regulamento fixar que os portões abririam às 8 horas, neste horário ainda não havia ninguém para dar instruções na porta da URCA.

Além do atraso, pessoas dizem e registraram no boletim que foi permitido o candidato entrar com o aparelho celular na sala, o que resultou no vazamento ilegal das questões ainda por volta das 8h30.

Outra candidata, de Teresina, relatou ainda na delegacia que pessoas foram vistas levando as provas para o banheiro. Em algumas salas de aplicação não havia relação de nomes das pessoas destinadas a fazer a prova naquele local.

Um homem teria pego uma cópia das provas e saído do prédio correndo. Este teria sido o fato principal para que os próprios candidatos desistissem de fazer a prova, se dirigindo até a delegacia para registrar a ocorrência.

O que será apurado, no entanto, é se o acusado saiu com a prova na mão em forma de protesto, para que o certame fosse cancelado ante as diversas evidências de desorganização na estrutura do prédio, ou se tinha outra motivação.

A organização do concurso confirmou o cancelamento apenas da prova de enfermagem, única que até o fechamento desta matéria havia vazado. As provas programadas para aplicação na parte da tarde estão mantidas. Testes de outros cargos ainda podem sofrer cancelamento.

Por volta das 10h30 a delegacia de Crato estava tumultuada. De acordo com o delegado doutor Tenório, cerca de mil candidatos se apresentaram para registrar queixa. A forma de organizar foi elaborando boletim coletivo, assinado por todos que se dispuseram a registrar formalmente que estariam sendo potencialmente prejudicados.

O promotor Silderlânio Pinheiro, em conversa com a reportagem do site Miséria, disse que a promotoria está na fiscalização do concurso desde as 5h30 de hoje. Um relatório será elaborado para apurar as possíveis irregularidades.

De acordo com a prefeitura, mais 31.115 pessoas se submeteram ao certame, com provas a serem aplicadas em Crato e Juazeiro do Norte. São mais de 1.300 fiscais e 100 coordenadores acompanhando e fiscalizando o processo.

O órgão responsável é o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O CETREDE já realizou concursos para órgãos como a Secretaria da Fazenda do Estado – SEFAZ, EMATERCE, Junta Comercial, e prefeituras municipais de municípios como Caucaia, Trairi, Canindé, São Benedito e Mombaça.

Segundo a Secretaria de Administração (Sead), na manhã de domingo, 17.857 pessoas fazem as provas do concurso. No turno da tarde serão 18.995, somando um total de 36.852 pessoas no primeiro dia.

Fonte:Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário