terça-feira, 12 de março de 2019

CPRAIO antigo BPRAIO completa 15 anos de criação


O Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – CPRAIO, antigo Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – BPRAIO, completa nesta terça-feira, 12, o 15° aniversário de sua criação. Unidade operacional especializada em policiamento ostensivo com emprego de motocicletas, o CPRAIO é um órgão de execução programática pertencente à estrutura da Polícia Militar do Ceará – PMCE, que se destina exclusivamente ao policiamento ostensivo urbano, nas modalidades de patrulhamento, diligência e escolta com vistas a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

O grupo de elite nasceu em 12 de março de 2004 como uma companhia do Comando de Policiamento da Capital – CPC, logo se tornando um batalhão, e hoje é um grande comando. Atualmente, seu efetivo total é de 2.350 policiais militares, entre Oficiais e Praças. São 42 bases fixas distribuídas em todo o estado do Ceará, possuindo 1.340 motocicletas e 74 viaturas. Somente em 2018, a unidade foi responsável pela apreensão de 2.295 armas de fogo. O Coronel PM Márcio de Oliveira foi o idealizador do “Projeto Raio”, o qual comanda a unidade desde sua existência. “Inicialmente, eram 16 policiais militares e uma frota com 8 motocicletas, funcionando como uma pequena célula dentro do pelotão de motos do 5° Batalhão”, revela o Oficial.

Desempenhando um papel de suplementação da força policial ordinária, a especializada tem se destacado há mais de uma década de existência pela grande efetividade no combate à criminalidade nas áreas que concentram maiores índices de violência, na realização de operações táticas de saturação e por atuar como força de resposta rápida em situações de anormalidade. Outrossim, mobilidade, flexibilidade e ostensividade são algumas das características peculiares da sua importância no fortalecimento da prevenção contra o crime. Um conjunto de fatores tornam as equipes do CPRAIO composições policiais militares altamente preparadas e eficientes no emprego de ações de segurança pública, dotadas de alta capacidade no que se refere em resultados alcançados.

Assessoria de Comunicação da PMCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário