quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Tauá sedia III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns


A terceira edição do Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, na cidade de Tauá. O evento, fruto de uma parceria entre os campi de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (CECITEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tem o objetivo de reunir os profetas da chuva da região para divulgar, valorizar e perpetuar esse saber popular do sertão nordestino.

A programação inicia-se no dia 13, às 14h, no CECITEC/UECE. Serão ofertadas, no local, três oficinas gratuitas focadas em práticas tradicionais da cultura regional: Elaboração de cordéis, Profecias da chuva: como são feitas? e Raizeiras: tratamentos populares. Para cada oficina, serão disponibilizadas 30 vagas.

O evento continua à noite, no anfiteatro do Parque da Cidade. O espaço receberá, às 19h, diversas atividades culturais, como recitações de poesias e cordéis e apresentações musicais de sanfoneiros da região e da Orquestra Armorial do Cariri.

No dia 14, a partir das 8h, no auditório do IFCE, é chegado o momento de saber quais são as previsões para a quadra chuvosa de 2019. O meteorologista e professor da UECE de Fortaleza José Maria Brabo Alves explicará de que forma é desenvolvido o trabalho técnico-científico de previsão de chuvas como o da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Em seguida, é a vez de ouvir o que os profetas da chuva, em sua maioria agricultores da região, preveem a partir de experiências práticas, observações da natureza e técnicas passadas oralmente de geração a geração.

A comunidade poderá conferir ainda, durante toda a manhã, uma feira de artesanato com produtos de comerciantes locais no pátio do campus. O evento será encerrado ao som do forró de Pedrinho do Acordeon, Sara do Acordeon e Franzé Mota.

Serviço

III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns

Data: 13 e 14 de dezembro de 2018.

Local: IFCE Tauá (R. Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris), CECITEC/UECE Tauá (BR-020, Bezerra de Sousa) e Parque da Cidade (R. Temístocles Fialho, 170, Centro).

Gratuito.

Contato: (88) 3437-4249 (IFCE Tauá).

Por: Larissa Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário