sábado, 10 de novembro de 2018

Aesp forma 457 policiais no Curso Especial de Policiamento com Motocicletas para atuar no BPRaio


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta sexta-feira (9), mais 14 turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas. Agora são mais 457 policiais habilitados para atuar no Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Para participar do curso de 278 horas/aula, os policiais passaram por um rigoroso processo seletivo que incluiu avaliação do histórico funcional, teste de aptidão física e exame de capacidade técnica. Vencida esta etapa, os aprovados na seleção iniciaram as instruções que ocorreram entre os meses de abril e outubro deste ano. Cada turma cumpriu seis semanas de intensa e rigorosa rotina de atividades com treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais.

“É um curso extremamente severo com atividades teóricas e, na sua maioria, práticas que levam o aluno ao mais alto grau de profissionalismo nas instruções. Hoje nós temos aqui no nosso Batalhão 120 motocicletas, que nós não a usamos em atividades operacionais, apenas nos cursos. Isso é um fator fundamental que nenhuma outra polícia detém, para que a gente possa realmente capacitar o policial a altura do que a gente precisa”, destacou o comandante do BPRaio, coronel Márcio Oliveira que, também coordena o curso.

O comandante do Batalhão ressaltou ainda a eficiência desta modalidade de policiamento. “A motocicleta, ela tem um poder ofensivo bem maior que a viatura de quatro rodas, por poder penetrar em áreas de difícil acesso a essas viaturas. A mobilidade, a flexibilidade, a rapidez, a facilidade de embarque e desembarque, todas essas características trazem excelentes resultados no contexto da segurança pública, quer seja na contribuição com a redução dos índices, no aumento de ocorrências positivas de prisões e apreensões, bem como, na elevação da sensação de segurança real demonstrada nas áreas onde eles estão operando”, pontuou o oficial.

A solenidade de formatura aconteceu no ginásio da Aesp e contou com a presença do secretário executivo da Academia, Nartan Andrade; do comandante do BPRaio, coronel Márcio Oliveira; do superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Marcos Sena, e do coronel do Exército Brasileiro, Weber Salmito Campos, além de formandos, familiares, instrutores e outras autoridades da segurança pública.

BPRaio

O Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) tem 14 anos de existência e conta 1.340 motocicletas e 74 viaturas de quatro rodas. Atualmente, o BPRaio tem 41 bases fixas instaladas por todo o Ceará e um efetivo de 2.324 policiais militares.

Fonte:www.sspds.ce.gov.br