terça-feira, 28 de agosto de 2018

Terminam amanhã inscrições para curso de extensão de Geografia no IFCE


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Tauá, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da legislação pertinente, faz saber, pelo presente Edital, que estarão abertas, no período de 23 de Agosto de 2018 a 29 de Agosto de 2018, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Curso de Extensão Formação Continua em Ensino de Geografia: Aperfeiçoamento em Geografia do Ceará e Meio Ambiente – Módulo I
1. DAS FINALIDADES
1.1. A presente Chamada Pública tem por finalidade à oferta de vagas para o curso de extensão, na modalidade presencial.
1.2. O curso tem como objetivo geral promover a formação continuada de educadores do município de Tauá e região, na área de Ensino de Geografia
1.3. São objetivos específicos do curso:
Aprimorar os conhecimentos dos professores relativos aos conteúdos de Geografia do Ceará e Meio Ambiente;
Desenvolver práticas pedagógicas pertinentes ao Ensino de Geografia;
Realizar aula de campo visando reconhecer as diversas paisagens geoambientais que constituem o estado do Ceará.
2. DA OFERTA DAS VAGAS
2.1. Serão ofertadas o total de 17 (dezessete) vagas.
3. DO PÚBLICO-ALVO
3.1. Poderão candidatar-se para as vagas constantes no presente Edital, pessoas com nível superior, que desejam realizar formação continuada na área de Ensino de Geografia.
4. DAS INSCRIÇÕES E PRAZOS
4.1. Os candidatos deverão realizar a inscrição no período de 23 a 29 de Agosto de 2018, no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 20:00, na secretária acadêmica do IFCE - Campus de Tauá.
4.2. A documentação necessária para a inscrição deverá ser apresentada no ato da inscrição no Campus do IFCE – Tauá.
4.3. São documentos exigidos para efetivação da matrícula:
Documento de identificação com foto (original e fotocópia);
CPF (original e fotocópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de endereço com CEP (original e fotocópia);
Diploma de graduação (original e fotocópia);
Comprovante de trabalho na área de educação e/ou meio ambiente (município, estado, particular ou ONG) (original e fotocópia).
4.4. A inscrição implica, automaticamente, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas pelo IFCE – Campus Tauá nesta Chamada Pública, das quais o candidato ou seu representante legal não poderão, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.
4.5. Estando o candidato impedido de comparecer para efetuar sua inscrição, o mesmo poderá enviar um representante legal, munido dos documentos originais do candidato.
4.6. São de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas no ato da inscrição e serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas nesta Chamada Pública.
4.7. O IFCE-Campus Tauá não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos alheios à sua responsabilidade.
5. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A seleção dos candidatos ocorrerá das seguintes formas:
5.1. O critério utilizado na seleção dos candidatos inscritos será através da ordem de prioridades para o preenchimento das vagas existente e formação de cadastro de reserva para as inscrições excedentes ao número de vagas.
5.2. A ordem de prioridades para o preenchimento das vagas existente e formação de cadastro de reserva, ocorrerá da seguinte forma:
1ª Prioridade – Professores graduados em Geografia;
2ª Prioridade – Professores graduados na área de Biologia, Pedagogia, História ou Sociologia;
3ª Prioridade – Professores graduados em demais áreas;
4ª Prioridade – Demais profissionais da área de educação e/ou meio ambiente.
5.3. Em casos de empates, o critério utilizado para o desempate no preenchimento das vagas será de antiguidade, a prioridade será do candidato mais velho de acordo com a data de nascimento.
5.4. Caso as vagas não sejam preenchidas ou exista desistência no primeiro encontro, o IFCE – Campus Tauá convocará os candidatos inscritos que constam no cadastro de reserva, por telefone ou correio eletrônico, seguindo rigorosamente a ordem de classificação das prioridades e desempates.
5.5. A lista com os nomes dos candidatos selecionados será divulgada a partir do dia 30 de agosto no site do IFCE-Campus Tauá.
5.6. Em qualquer etapa da seleção, em caso de dúvida, os candidatos deverão se dirigir à Coordenação de Extensão ou setor equivalente do Campus Tauá.
6. DAS MATRÍCULAS
6.1. Serão automaticamente matriculados os candidatos classificados dentro do limite das vagas e que tiveram suas inscrições deferidas no processo seletivo.
6.2. Os candidatos com inscrições deferidas, além das vagas disponíveis no presente edital, integrarão o cadastro de reserva cujos nomes, na ordem de classificação, serão convocados caso haja disponibilidade de vagas.
7. DO INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
7.1. O curso possui carga horária de 60h horas, com duração estimada de 2 meses, durante o período de 30 de Agosto de 2018 a 18 de Outubro de 2018.
7.2. Os cursistas matriculados frequentarão as aulas teóricas no Campus IFCE, nos seguintes dias e horários: Quintas-feiras, das 18:20 as 21:50.
7.3. Também, terão os cursistas uma aula de campo, que ocorrerá em um final de semana (sexta a domingo), nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018. O IFCE irá disponibilizar o ônibus para a aula de campo e os cursistas ficarão responsável pelas demais custos, como alimentação e hospedagem. Previsão de roteiro da aula de campo: Tauá, Crateús, Sobral, Meruoca, Camocim, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ipu, Tauá.
8. DOS INFORMES GERAIS DO CURSO
8.1. O curso é gratuito, sendo de responsabilidade do aluno o deslocamento até o local das aulas.
8.2. Para o recebimento do Certificado de participação no curso serão exigidos o percentual mínimo de frequência de 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas e, nas avaliações, o percentual mínimo 70% de aproveitamento.
9. DO CALENDÁRIO
9.1. As atividades relacionadas a este edital deverão ser realizadas nos prazos estabelecidos na Tabela 1.
Tabela 1 - Cronograma de atividades
Atividades
Datas
Publicação do edital
21 de Agosto de 2018
Período de inscrição
23 a 29 de Agosto de 2018
Divulgação dos candidatos classificados
30 de Agosto de 2018
Início das aulas
30 de Agosto de 2018
Previsão de término das aulas
18 de Outubro de 2018
10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. Ao Campus Tauá reserva-se o direito de não ofertar o curso caso não tenha atingido o número mínimo de vagas.
10.2. Em situações excepcionais, devidamente justificadas pela Coordenação do Curso, e aprovadas pela Direção Geral do Campus Tauá, poderá ser antecipado ou prorrogado o prazo da sua realização, desde que não haja prejuízos à política de extensão do Campus Tauá.
10.3. Os casos omissos, não previstos nesta Chamada Pública, serão julgados pela Coordenação de Extensão ou setor equivalente, para o qual só cabem recursos a suas decisões junto à Direção Geral do Campus Tauá.
10.4. Este Edital entrará em vigor na data da sua publicação.
Tauá, 21 de Agosto de 2018.
PROFº FELIPE ANTÔNIO DANTAS MONTEIRO
Coordenador do Curso de Extensão
Formação Continua em Ensino de Geografia
ALEXCIANO DE SOUSA MARTINS
Coordenador de Pesquisa e Extensão
JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO
Diretor Geral do IFCE-Campus Tauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário