sábado, 18 de agosto de 2018

Alunos de escola de Quiterianópolis visitam a Marinha do Brasil

Alunos e professores da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Anízio Frota, situada na Vila de São Francisco, Zona Rural de Quiterianópolis, estão visitando as instalações da Marinha do Brasil no Ceará. Eles estão conhecendo um pouco da vida dos militares, “Homens do Mar”, em Fortaleza.

A visita foi organizada pela Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Ceará e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em reconhecimento a um trabalho feito pela Escola Anízio Frota, onde alunos e professores homenagearam a Marinha do Brasil. A homenagem foi em junho passado, por ocasião das comemorações dos 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data Magna da Marinha.

A repercussão da homenagem foi tão positiva que sensibilizou os militares da Marinha e estes puderam constatar a relevância do ato, onde uma escola distante mais de 400 Km do litoral, busca incentivar o culto cívico e enfatizar a importância do mar para o Brasil, fazendo ressurgir o verdadeiro espírito patriótico no seu quadro discente.

O passeio teve início nesta sexta-feira,17, e vai até segunda-feira,20. A comitiva é composta por 45 alunos, do 4º ao 9º ano, e 10 professores. O grupo vai conhecer as dependências da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, bem como realizarão alguns passeios, dentre os quais, visita ao Navio-Patrulha Oceânico “APA”, com sua aeronave militar embarcada, que se encontra atracado no Porto de Fortaleza.

A diretora da Escola Anízio Frota, Shirlei Torres, destaca que essa experiência vivenciada por alunos e professores é “prazerosa e gratificante”. Ela comenta que todo o grupo está emocionado em perceber a dimensão que o trabalho, no caso a homenagem, alcançou. “Nossa ação contribuiu para que a história naval de nossa pátria seja não só conhecida, mas também, admirada e espelhada por estes que, logo mais, serão o futuro da nação. É de suma importância contribuir para que estes jovens percebam o espírito humanitário, a nobreza e importância das ações desenvolvidas por esta categoria, desmistificando assim a ideia de que tudo que parte das forças especiais sejam passíveis de intolerância ou desumanização”, considerou.

A aluna Hellen Nara Cavalcante, do 7° ano, demonstra total satisfação com o passeio e ressalta que a visita é uma oportunidade para “descobertas”. "Estou achando maravilhoso, estamos aprendendo, conhecendo novos lugares e estamos muito gratos pela viagem”, comemorou.

Já Anny Nicoly Araújo, do 5º ano, não esconde o olhar curioso e, ao mesmo tempo, de pura contemplação e felicidade. "Estou achando a viagem muito boa e estou maravilhada com o aprendizado que estamos adquirindo."

Repórter Cícero Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário