terça-feira, 13 de março de 2018

Palestra apresenta aplicativo Ecomapss em Tauá


O aplicativo Ecomapss, desenvolvido por professores e estudantes do IFCE de Crato, será apresentado no dia 15 de março, às 14h, no auditório do campus de Tauá. A plataforma, lançada em janeiro deste ano, foi criada para mapear espécies da flora do Parque Estadual Sítio Fundão, unidade de conservação do município de Crato. O objetivo da palestra é compartilhar os conhecimentos acerca dessa tecnologia para aplicá-la na região das Águas Emendadas dos Inhamuns, situada no Sítio Tecelão, nos limites dos municípios de Tauá, Independência e Pedra Branca. O local é, desde 2014, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) e abriga uma importante diversidade biológica.

A palestra, organizada pelo professor de Geografia do campus de Tauá, Felipe Monteiro, terá a presença do diretor-geral do campus de Crato, Joaquim Rufino Neto, da professora Brisa Svadeshi e dos professores João Alberto Abreu e Gauberto Barros, que desenvolveram o aplicativo com o auxílio de alunos do curso de Sistemas de Informação. Participará do evento também a gestora do Parque Estadual Sítio Fundão, Rose Mary Feitosa.

Após a palestra, às 15h, haverá uma oficina de confecção das placas que são utilizadas no projeto para o mapeamento das plantas. As placas são feitas em pedra Cariri, nas quais são impressos QR Codes que podem ser escaneados com câmera do celular, dando acesso a informações sobre as espécies, como nome, história e origem.

Para utilizar o aplicativo, não é necessário estar conectado a uma rede Wi-Fi. Os visitantes do local podem, dessa maneira, conhecer essas plantas de uma maneira prática, realizar aulas de campo e fazer pesquisas diversas. "É um importante instrumento de educação ambiental. A gente promove essa interação da pessoa com o meio ambiente e essa descoberta no local gera uma aprendizagem mais significativa", destaca o professor Felipe Monteiro.

Na manhã do dia 16, professores da área de Recursos Naturais do IFCE e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) irão à trilha da Arie das Águas Emendadas dos Inhamuns fazer o levantamento florístico e o georreferenciamento dos pontos de espécies nativas onde serão colocadas as placas com o código. A instalação das placas está planejada para os próximos meses. Já o lançamento do aplicativo está previsto para o mês de maio.

O aplicativo Ecomapss para Android está disponível para download gratuito na PlayStore. Saiba mais sobre o projeto: http://ecomapss.com.br/.

Por: Larissa Lima (Tauá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário