domingo, 25 de março de 2018

Nota em nome dos Repórteres e Blogueiros da região


Em nome dos repórteres e blogueiros de Tauá e da região,gostaria de fazer um esclarecimento a todos que nos acompanham através desse meio de comunicação.Já há algum tempo os verdadeiros profissionais da região,estão sendo vitimas de um rapaz que se travestiu de repórter e blogueiro e começou a agir.Usando o nome de "Alison Santos",exatamente assim,Alisson só com um esse,ele criou Blog,Perfil e página no Facebook e vários grupos de WhatsApp e disparou fazendo publicações.Até ai tudo bem,o problema é que ele só usa o ctrl C e o ctrl V,ou seja,só copia e cola e assina em baixo como se fosse o autor da matéria como exemplificamos:



Esse rapaz que se travestiu de repórter e blogueiro,nunca andou em uma delegacia,nunca manteve um contato com qualquer fonte ou órgão de segurança dos Municipios da região,para buscar ou checar uma informação,se limitando a fácil tarefa de copiar e colar.Inclusive copiando matérias de grandes jornais do Ceará como Diário do Nordeste e O Povo e postando como se fosse de sua autoria.

Não somos contra o surgimento de novos profissionais da área,muito pelo contrário,incentivamos e apoiamos e apesar de sermos concorrentes,mantemos o bom diálogo,a troca de informações,etc,dentro do maior respeito e consideração.O trabalho e a responsabilidade na busca pelas informações é árduo e pode terem certeza, que o maior pagamento que recebemos é o reconhecimento pelo nosso trabalho.Dai é revoltante e até desestimulante,quando uma pessoa aparece,não se sabe de onde,afrontando e desrespeitando todos esses profissionais.

Plágio, para quem não sabe, é o ato de copiar alguma coisa feita por outra pessoa e dizer que foi você quem fez. Em outras palavras, é sair dando control C e control V em coisas feitas por outras pessoas depois tascar seu nome na capa dizendo que foi você quem escreveu (ou gravou ou compôs).

O plágio é totalmente ilegal (Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, mais conhecida como “Lei dos Direitos Autorais”) e só traz malefícios para todos. Primeiro, além do autor original ter seu trabalho mutilado, ele não ganha absolutamente nada, tanto no campo financeiro quanto na divulgação do seu trabalho, visto que seu nome não é citado. Quando o nome do autor original é citado isso só queima o filme do autor, visto que o texto está totalmente mutilado e fora de contexto, trazendo prejuízos à imagem do autor. O leitor só perde, visto que ele tem um produto final de péssima qualidade, tanto de acabamento quanto de conteúdo, já que quem efetuou o plágio não sabe nada do assunto tratado – se soubesse não precisaria plagiar.

Diante dos fatos informamos que vamos procurar nossos direitos e acionar os órgãos competentes para que uma providência seja tomada.O primeiro passo é o registro de um boletim de ocorrência e solicitar uma investigação que deve chegar até o autor dessa prática criminosa.Alertamos aqueles que compartilham e seguem essas publicações,que estão contribuindo para uma ação criminosa e também poderão ser alcançados por uma investigação.

Informo ainda que tanto eu como outros companheiros,já tentamos no PV conversar com esse travestido de repórter e blogueiro,sendo que ele reagiu com cinismo e deboche.Para ele,se deseja realmente seguir essa profissão,aconselhamos que primeiro estude muito,porque não sabe ainda redigir nem uma frase,imagina uma noticia.Que procure ser honesto,respeitando os direitos e os trabalhos alheios,ao invés de querer se apoderar do que não lhe pertence.Por último espero que ele também copie e cole nas suas fontes essa matéria.

Fonte:Edy Fernandes,com o apoio dos repórteres e Blogueiros da região,que realmente trabalham com responsabilidade e dedicação para levar até todos a verdadeira informação,como Tony Sales,Flaviano Oliveira,Lindon Jonhson,Abraão Barros,Lenno Barbosa,Genivaldo Costa,Cicero Lacerda,Wilrismar Holanda,Natan Loiola,Diomar Araújo e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário