quinta-feira, 8 de março de 2018

Audiência define cursos a serem ofertados em Tauá pelo IFCE


O IFCE de Tauá realizou, na manhã de hoje (7), uma audiência para consultar a população da região dos Inhamuns sobre os cursos a serem ofertados pela instituição nos próximos anos. O evento teve a participação de servidores e alunos do campus, assim como de representantes de secretarias municipais, instituições de ensino, comércio e diversos outros setores da região. Para esta audiência, foi priorizada a oferta de cursos técnicos subsequentes, voltados a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Os cursos mais votados foram Nutrição e Dietética, com 35 votos, e Manutenção Automotiva, com 33 votos.

Estudo de potencialidades
A audiência veio após a realização de um estudo de potencialidades do Sertão dos Inhamuns, que inclui os municípios de Tauá, Auiaba, Arneiroz, Parambu e Quiterianópolis. O estudo, apresentado no evento pela coordenadora e professora do curso de Agropecuária, Kélvia Jácome, considerou questionários realizados com a população local e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como faixa etária de maior representatividade, número de empregos formais e quantidade de matrículas no ensino básico da região.

Após o estudo, que será disponibilizado em breve no site do campus, foram pré-definidos os cursos técnicos de Manutenção Automotiva, Alimentos, Agroindústria, Apicultura, Comércio, Agropecuária, Eletrotécnica, Geoprocessamento, Técnico em Informática para Internet, Nutrição e Dietética e Meio Ambiente. Na audiência, cada votante poderia escolher, em cédulas individuais, duas dentre essas opções. Os participantes tiveram espaço também para defender oralmente seus pontos de vista a respeito dos cursos almejados.

Próximo passo
A votação nos cursos, no entanto, não quer dizer que eles serão, de fato, ofertados, como explica o diretor-geral do campus, José Alves Neto: "Nós vamos mostrar os resultados da audiência à comissão central e tomar a decisão mais acertada para a oferta de novos cursos dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFCE". Ele destaca ainda a possibilidade de oferta desses cursos em outras modalidades, como Formação Inicial e Continuada (FIC), ou pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Por: Larissa Lima (Tauá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário