terça-feira, 26 de setembro de 2017

Vai começar o Censo Agropecuário 2017


O IBGE vai iniciar, no dia 2 de outubro de 2017, as operações do Censo Agropecuário 2017. Ao longo de cinco meses, cerca de 19 mil recenseadores estarão distribuídos em mais de 4 mil municípios do Brasil, visitando mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Os resultados preliminares do Censo devem começar a ser divulgados cerca de maio de 2018.
O Censo Agro 2017 tem como objetivo levantar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Além disso, a relevância da agricultura familiar para a produção agropecuária do país será investigada novamente. 

A importância do Censo Agro 2017
As informações coletadas pelo Censo Agro são relevantes, pois além de oferecer subsídios fundamentais para a elaboração de políticas públicas, elas também ajudarão a fornecer um panorama sobre a história recente e os rumos que o meio rural do país tem tomado.

Além disso, os dados reunidos pelo Censo Agropecuário 2017 serão utilizados como base para a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Eles permitirão a criação e a aplicação de outro formato de questionário: a Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

O trabalho do Censo Agro 2017 no Ceará e no Brasil
No Ceará, a quantidade de profissionais contratados para a realização do Censo soma mais de 1.300. Estes se dividem entre 1.004 recenseadores, 54 Agentes Censitários Municipais (ACM), 202 Agentes Censitários Supervisores (ACS), 34 Subáreas, 22 Agentes Censitários Administrativos, 8 Agentes Censitários de Informática e 5 Analistas Censitários.Tauá é sede de uma sub área,que compreende os Municipios de Tauá,Arneiroz,Parambu,Quiterianópolis,Independência e Novo Oriente.

Ao todo, no Brasil, foram abertas 26.010 vagas, das quais 171 foram para profissionais de nível superior em 18 áreas do conhecimento diferentes. As vagas restantes foram direcionadas a profissionais de nível médio. Ao todo, foram abertas vagas em pouco mais de 4 mil municípios do país. 

Otimização do questionário
O orçamento dessa edição do Censo foi relativamente pequeno, o que levou a equipe a otimizar a aplicação dos questionários, investindo na diminuição de seu tempo de realização. Com isso, mais questionários serão aplicados em um mesmo dia de maneira satisfatória. O processo de reformulação deu origem a novas perguntas, que foram incorporadas ao questionário.

Saiba mais Os materiais de divulgação e os resultados das coletas, como também mais informações sobre o Censo Agro 2017, poderão ser conferidos no portal oficial do Censo:  CONFIRA

Paulo Yan Carlôto Jornalista Censitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário