quarta-feira, 16 de agosto de 2017

IFCE recebe inscrições para dois cursos na área de música


O IFCE de Tauá realiza inscrições, nos dias 17 e 18 de agosto, das 8h às 17h, para dois cursos gratuitos na área da Música: são 18 vagas para Iniciação ao Violão e 30 para Formação e Aperfeiçoamento Musical.

Podem candidatar-se interessados no aprendizado do violão que já tenham cursado o 9º ano do Ensino Fundamental. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição (anexo I do edital) e entregá-lo na Coordenadoria de Controle Acadêmico do campus com os seguintes documentos: identidade,CPF, foto 3x4, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O
resultado da seleção, feita por ordem de inscrição, será divulgado no dia 21 deagosto. As matrículas ocorrem no dia 22.

Ambos os cursos serão ministrados pelo professor de Artes do campus,Renato Mendes Rosa, que passou a integrar o quadro de docentes neste semestre. Ele ressalta a importância dos cursos para a vida cultural domunicípio: “Tauá é uma cidade que tem bastante gente que produz música e
que tem interesse no desenvolvimento musical. Fazer a junção da Escola de Música de Tauá com o IFCE vai dar a oportunidade para que amplie a produção cultural e musical na cidade”. Confira mais informações sobre cada curso:

Iniciação ao Violão
O curso de Iniciação ao Violão tem o objetivo de oportunizar a aprendizagem musical à comunidade de Tauá por meio do ensino do violão. O conteúdo abordará aspectos relacionados a escuta, prática e estruturação musical, técnicas de estudo, historicidade e parâmetros do som. Serão formadas três turmas com seis alunos cada uma, dentre os quais três já devem possuir o instrumento. As aulas começam no dia 24 de agosto e seguem sempre às quintas-feiras: das 13h às 15h (turma A), das 15h15 às 17h15(turma B) e das 18h às 20h (turma C). A duração será de um ano.

Formação e Aperfeiçoamento Musical
O curso de Formação e Aperfeiçoamento Musical é voltado a músicos e professores de música de Tauá que já tenham experiência na área e queiram aprofundar os conhecimentos. As disciplinas serão divididas em Aspectos Teóricos da Música e Prática de Conjunto. São ofertadas 30 vagas. Com
duração de um semestre, as aulas têm início no dia 23 de agosto e ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 15h15 às 17h15.

Renato Mendes Rosa
Natural de Araguari (MG), Renato Mendes iniciou seus estudos no Conservatório Estadual de Música Raul Belém, onde se formou no Curso Técnico em Música em 2006. Concluiu os cursos de Licenciatura e Bacharelado com habilitação em violão pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da instituição. Participou de diversos festivais de música, como o IV Festival Internacional de Violão, em Belo Horizonte, e o 21º Festival de Musica Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Foi professor de violão do Conservatório Estadual de Música Raul Belém e do Conservatório Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia. Obteve prêmios no I Concurso Estadual de Violão de Minas Gerais e no VI Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos, em Osasco (SP).

Serviço
Cursos de Iniciação Musical e Formação e Aperfeiçoamento Musical
Inscrições: 17 e 18 de agosto, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Rua Antônio
Teixeira Benevides, 01 - Planalto dos Colibris.
Gratuito

Por Larissa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário