quinta-feira, 6 de julho de 2017

Concurso para agente penitenciário terá 15% das vagas para mulheres


O concurso para agentes penitenciários reservará 15% das vagas às candidatas mulheres. A decisão foi anunciada pelo governador Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira (6), em sua página no Facebook. Ao todo, serão novos mil profissionais selecionados para atuar nas unidades prisionais do Estado. O edital deve ser lançado no próximo dia 17 de julho, pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

No último dia 4, o governador assinou a lei que cria os novos 805 cargos. Esses novos cargos se somam a outros 195 em vacância (férias, exonerações, desligamentos etc), totalizando as 1.000 vagas.

Os cargos de agente penitenciário são integrantes da carreira de segurança penitenciária, com lotação na Sejus. A titular da pasta, Socorro França, celebra o percentual de mulheres. “As mulheres são essenciais ao sistema penitenciário. Elas são responsáveis pelo controle dos body scanners (aparelhos que fazem uma vistoria intracorpórea nos visitantes). E, em unidades como o Cepis, elas assumem postos de guarda como os agentes masculinos”, destaca.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará